Neste domingo, 10 de novembro, das oito às 16 horas, será realizada a segunda edição do projeto piloto Ruas Abertas, em Ribeirão Preto, na avenida Nove de Julho, que atravessa vários bairros – Higienópolis, Jardim Sumaré, Vila Seixas… O “Nove Aberta” dá continuidade a uma ação da sociedade civil organizada que buscou ressignificar o modo de ocupação dos espaços públicos pelos cidadãos de forma que os ribeirão-pretanos se sintam pertencentes a esses locais.
Trata-se de uma ação de mobilidade urbana e de pertencimento da população sobre os espaços públicos. No caso de intervenções artísticas nas vias, a ocupação é livre para todos os artistas, acontecendo de maneira pontual, de forma que não prejudique o livre passeio.
As famílias ribeirão-pretanas poderão participar de atividades esportivas promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes, retirar mudas de árvores e adotar animais de estimação junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de se deliciar com quitutes gastronômicos e apreciar os expositores de artesanatos e manualidades.
Não poderão ser fixadas atividades nas vias e calçadas da avenida Nove de Julho para permitir a livre circulação do público pelo espaço. Para utilização dos recuos, é necessário solicitar a autorização do responsável pelo local (lojista), e o comércio ambulante seguirá a legislação vigente, conforme orientação do Departamento de Fiscalização Geral da Secretaria Municipal da Fazenda, permanecendo nas vias perpendiculares à avenida.
O projeto é um piloto para criação de lei, aos moldes da avenida Paulista, em São Paulo, para que ações como esta estejam respaldadas e possam ser replicadas em diferentes locais do município. O fechamento da Nove de Julho acontecerá a partir das sete horas, pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), e a segurança será realizada pela Guarda Civil Metropolitana e pela Polícia Militar.
Em setembro, cerca de quatro mil pessoas compareceram na avenida Nove de Julho, que foi fechada ao tráfego de veículos. A via foi interditada das oito às 15 horas, entre as ruas Garibaldi e Barão do Amazonas, para apresentações musicais, de dança, capoeira, exposições, feiras orgânicas, de adoção animal e brincadeiras de rua.