Na última sexta-feira, 16 de fevereiro, a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto promoveu uma reunião geral com as secretarias e autarquias municipais para definir detalhes do projeto de ocupação cultural da Nove de Julho, na região conhecida como Alto da Cidade, que envolve o Centro, Boulevard e Jardim Sumaré.
O “Vem pra Nove Cultural” tem por objetivo promover atividades lúdicas, artísticas, culturais, esportivas, ambientais e educativas uma vez ao mês, sempre aos domingos, enquanto o local está passando pelas reformas e restauros necessários. De acordo com o secretário Pedro Leão, a ideia é trabalhar o sentimento de pertencimento.
“A Nove de Julho é um patrimônio cultural riquíssimo da nossa cidade, que desperta a memória afetiva do ribeirão-pretano. Junto aos pares da administração municipal, faremos atividades em um trecho da avenida como plano piloto de ocupação cultural da avenida aos domingos. É uma integração que visa mitigar os efeitos das obras e trazer toda a memória da Nove de Julho à tona, com atividades diversificadas”, explica.
O primeiro evento acontecerá no dia 25 de fevereiro, domingo, das nove às 12 horas, no trecho da avenida Nove de Julho que compreende as ruas Visconde Inhaúma e Tibiriçá, e vai 0envolver o poder público municipal, a iniciativa privada do entorno e atividades de economia criativa.
Estiveram presentes na reunião representantes das secretarias da Cultura e Turismo, da Casa Civil, Justiça (Departamento Fiscalização Geral e Guarda Civil Metropolitana), Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp), Infraestrutura, Educação, Meio Ambiente e RP Mobi, entre outros.