A prefeitura de Ribeirão Preto irá inaugurar , ainda no primeiro semestre deste ano, a nova Unidade Básica de Saúde do Centro, na rua São José, entre os números 1.254 e 1.262. A UBS irá suprir o fluxo de pacientes que antes eram atendidos na antiga Unidade Básica Distrital de Saúde Doutor João Baptista Quartin (UBDS Central), transformada em Centro de Atenção Psicossocial (Caps IV), 24 horas.
Atualmente, o prédio passa por serviços de adequação que contemplam o atendimento às normas de acessibilidade, revisão da rede elétrica e conformação de ambientes para atender as necessidades de unidade de saúde. O prazo previsto para finalização das obras é março de 2024.
A nova UBS terá quatro consultórios, duas salas de pré-consulta, consultórios de enfermagem, ginecologia e odontológico, salas de urgência, vacinas, reuniões e curativos, além de uma farmácia. Em localização privilegiada e de fácil acesso à população, o imóvel com área total de 664,08 metros quadrados.
Foi comprado por RS 1.304.446 e reúne todas as condições estruturais para comportar uma unidade de saúde, já que no local funcionava uma clínica de urologia. Em 30 de março do ano passado, a Câmara de Vereadores aprovou projeto liberando crédito no valor do imóvel para a Secretaria Municipal da Saúde.
Na época, a prefeitura afirmava que com pequenas adequações, estimadas em R$ 165.266,82, conseguirá atender todo o programa de uma unidade de saúde. As UBS são equipamentos para atendimento da população com serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) de base territorial e com população referenciada.
Dentre os serviços oferecidos destacam-se o atendimento em clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, atendimento odontológico, assistência em enfermagem, assistência farmacêutica, coleta para exames laboratoriais, vacinação, planejamento familiar, atenção domiciliar e o teste do pezinho.
“É uma conquista muito grande para a população de Ribeirão Preto, entregar mais uma UBS, que vai atender toda a demanda do bairro, com nova estrutura e os moradores dessa região terão acesso a serviços de saúde com mais qualidade e pacientes de saúde mental, agora tem atendimento diferenciado, onde antes funcionava a UBDS Central”, pontu
span>a a secretária da Saúde, Jane Aparecida Cristina.
Divulgação
Unidade de saúde está em construção e irá absorver atendimentos antes prestados na UBDS Central, que virou Centro de Atenção Psicossocial