Duarte Nogueira *
[email protected]
Ribeirão Preto ganha hoje, quinta-feira, 7 de setembro, o seu primeiro túnel, uma alternativa viária que vai eliminar cruzamentos, desvios e tornar o trânsito da região muito mais seguro. O túnel passa por baixo da avenida 9 de Julho e liga as avenidas Independência e Presidente Vargas, na zona Sul da cidade. Unindo as três avenidas que não “conversavam” entre si, o dispositivo viário acaba com a passagem por ruas do entorno para se transitar de uma avenida para outra, sem cruzamento com a terceira via, que é a 9 de Julho. Daí teremos um tráfego mais rápido e praticamente sem risco de acidentes.
O túnel, já denominado de José Bonifácio de Andrada e Silva, nosso patriarca da Independência, vai permitir o tráfego de 98 mil veículos e 15 mil passageiros de ônibus todos os dias, sem nenhuma interrupção. Ao unir as três importantes avenidas da cidade, a obra tem um papel ainda mais relevante para o programa de mobilidade urbana que estamos implantando na cidade desde 2017: os corredores do eixo Norte-Sul e os do eixo Leste-Oeste se cruzarão neste trecho. Assim, o túnel será responsável por unir todos os pontos cardeais da cidade.
Com 381 metros de extensão, o equivalente a cerca de quatro quarteirões, o túnel José Bonifácio terá mão única: os veículos entrarão pela Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, e sairão na Presidente Vargas, na altura da rua João Penteado. A ampla pista – que dará espaço para um veículo por vez – permitirá que as duas curvas internas sejam feitas com conforto e segurança, garantindo perfeitamente a fluidez do trânsito. A escolha se deu pela construção de um túnel de mão única – ao invés de um viaduto, por exemplo -, para se evitar dispendiosas e demoradas desapropriações de imóveis do entorno.
No percurso inverso, da Presidente Vargas para a Independência, o motorista trafegará pela via externa, na parte de cima do túnel, mas com a diferença de que agora fará isso diretamente, passando automaticamente da primeira avenida para a segunda, sem necessidade de retornos pelas ruas marginais. O mesmo valerá para os ônibus. Em ambos os sentidos, eles circularão em corredores exclusivos, do lado externo do túnel. Não haverá mais tempo de espera, por exemplo, para se adentrar a Independência, vindo da Presidente Vargas.
Com custo de R$ 27.185.960,56, o túnel tem 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e 11 de acesso). Dentro dele, haverá iluminação artificial, com luminárias, e natural, com duas clarabóias, além de sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva, com três sistemas hidráulicos capazes de bombear até 35 litros por segundo, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança de 1,2 metro de largura, com gradis de proteção, para eventuais serviços de manutenção e saída de emergência.
O túnel ficará sob a praça Salvador Spadoni, totalmente reconstruída, terá 119 luminárias em seu interior, 4.727 metros cúbicos de concreto e 361 toneladas de aço, além de 742 mudas de árvores, sendo 232 plantadas no entorno da obra e 510 doadas ao Horto.
Por sua importância para o trânsito da região, e pela ligação do corredor estrutural Norte-Sul, de 21 quilômetros, a obra vai entrar para a história de Ribeirão Preto como uma das principais realizações da cidade. É motivo de muita alegria participar deste grande momento, e um grande orgulho poder inaugurar uma obra tão importante para Ribeirão Preto e em uma data tão relevante quanto a comemoração da nossa independência.
Uma obra para ninguém esquecer.
* Prefeito de Ribeirão Preto