Neste sábado, 12 de outubro, será realizada a 50ª edição da tradicional Romaria de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, evento de fé e devoção celebrado há cinco décadas em Ribeirão Preto – em 31 de agosto de 1969, o subtenente da Polícia Militar Luiz Gonzaga do Carmo criou um monumento para a padroeira do Brasil ao lado da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim.
Quarenta e três fiéis caminharam dez quilômetros, da Paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Virgínia, Zona Oeste, até a igreja de Bonfim Paulista. A cada edição o número de peregrinos foi crescendo. A expectativa em 2019 é reunir 50 mil devotos da cidade e da Região Metropolitana – mesmo público do ano passado – e contará com carros de apoio para acompanhar os romeiros. A organização é da prefeitura de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal da Cultura.
O percurso tem 12 quilômetros até a igreja em Bonfim Paulista, na rua Coronel Furquim nº 389. A concentração será na Câmara de Vereadores, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, Vila República, a partir das 4h30, com a recepção do andor de Nossa Senhora Aparecida. O evento contará com a apresentação dos “Meninos de Bonfim” Luis Gustavo e Luis Augusto, em parceria com João Leonetti. Haverá cantos e orações. A saída está marcada para as seis da manhã e a chegada ao distrito está prevista para as dez horas.
A Santa Missa será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, juntamente do pároco Mário Reis da Silveira. O percurso será embalado por músicas e orações entoadas pelos fiéis e peregrinos. Desde 21 de julho de 2016, por iniciativa do vereador Paulo Modas (Pros), o evento é considerado patrimônio cultural, histórico e imaterial do município – projeto de lei n° 1.223/2016.
A concentração será no pátio da Câmara de Vereadores, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, Vila República, a partir das cinco horas, com a recepção do andor de Nossa Senhora Aparecida. O evento contará com a apresentação dos “Meninos de Bonfim” Luis Gustavo e Luis Augusto, em parceria com João Leonetti. Haverá cantos e orações na voz de Anderson Nogueira. Às 5h40, com a chegada do andor de Nossa Senhora Aparecida, o padre vai dar a benção à santa.
O evento contará com todo apoio e estrutura para a caminhada, inclusive sanitários químicos para os romeiros. O trajeto terá o acompanhamento de veículos para qualquer eventualidade. Serão realizados aferição de pressão arterial e testes de diabetes.
Como ocorre todo ano nesta data, a Secretaria Municipal da Cultura e a Administração Regional de Bonfim Paulista organizam a caminhada religiosa com o andor que conduz a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que, durante todo o ano, encontra-se junto ao altar da referida paróquia. Tem ainda o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar.
A Secretaria Municipal da Cultura alerta que, devido ao percurso de 12 quilômetros entre Ribeirão Preto e Bonfim Paulista, alguns cuidados são importantes para os peregrinos. Com as altas temperaturas comuns deste período do ano, a pasta sugere o uso de calçado confortável para percorrer todo o caminho da romaria, roupas leves e claras, chapéus ou bonés para proteger do sol.
Uso constante de filtro solar de alta proteção e hidratação são cuidados que os peregrinos também necessitam ter. A interdição das vias acontecerá gradualmente pela Transerp. Pede-se que os romeiros se mantenham na via de fluxo com sentido ao distrito de Bonfim Paulista, pois na pista contrária o trânsito seguirá normalmente, principalmente na avenida Caramuru, na Zona Sul
Em 2017, a 48ª edição da romaria celebrou os 300 anos do encontro da imagem da Nossa Senhora Aparecida. Em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais.
Após várias tentativas de pesca, os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça. Ao colocar a imagem dentro do barco, os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes. Nascia ali uma devoção.
A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) e o Consórcio PróUrbano, que detém a concessão do transporte coletivo urbano na cidade, vão disponibilizar uma linha especial com 20 ônibus para fazer o percurso Bonfim Paulista-Ribeirão Preto. Eles sairão do distrito em direção à Câmara de Vereadores a partir das cinco horas da manhã. Na volta, vão atender das onze às 15 horas, com o mesmo número de veículos.