Tribuna Ribeirão
Política

Norte-Sul – RP entrega trecho de corredor de ônibus

Foto: Alfredo Risk

Na manhã desta quinta­-feira, 28 de abril, a prefeitura de Ribeirão Preto entregou a primeira etapa do corredor de ônibus Norte-Sul, na aveni­da Independência a partir da rua João Penteado, no Jardim Sumaré, até o bairro Jardim João Rossi, na Zona Sul. Com cerca de 20 quilômetros, será o maior em extensão da cidade.

O prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB) participou da libe­ração do trânsito na rotatória das avenidas Independência e Professor João Fiúsa e desta­cou a remodelação do cruza­mento. “Os veículos que vêm pela Independência irão passar dentro da rotatória e aqueles que estiverem em trânsito na João Fiúsa, continuam no sen­tido da rotatória”, explica.

O trecho liberado irá bene­ficiar os moradores dos bairros Jardim Califórnia, Jardim João Rossi, Residencial Flora, Alto da Boa Vista, Jardim Sumaré, Jardim América, Centro, Vila Seixas, Jardim Paulista, Jardim Mosteiro, Jardim Paulistano e Jardim Independência, segun­do informações da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) e da Secretaria Mu­nicipal de Obras Públicas.

“Essa rotatória sempre foi um problema para a cidade, pois nos horários de pico a passagem dos veículos ficava estrangulada. Com essa abertura, nós preten­demos solucionar esse proble­ma, trazendo uma resposta mais ágil e fácil para a comunidade e o transporte coletivo”, afirma o secretário de Obras Públicas, Pe­dro Luiz Pegoraro.

A etapa liberada pertence aos trechos 2 e 3, que contam com investimento de cerca de R$ 40 milhões, sendo um pro­jeto diferenciado dos demais corredores de ônibus, já que as paradas de ônibus estarão loca­lizadas nos canteiros centrais, a cada 500 metros, com faixa de rolamento exclusiva para os ônibus, seguindo o modelo das grandes avenidas das capitais.

A DGB Engenharia e Cons­truções é responsável pela obra, que tem previsão de entrega para agosto deste ano. Em toda a extensão do corredor de ônibus serão realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pe­destres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilida­de, e sinalização eletrônica inte­ligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito.

As esquinas contarão com rampas de acesso para cadei­rantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento re­forçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.

O investimento total no Ribeirão Mobilidade se apro­xima de R$ 500 milhões. São R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Finan­ciamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

Cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade já estão licitadas ou em proces­so de licitação. São mais de 30 projetos no total. Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percor­rendo as principais avenidas do município, além de pon­tes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do trans­porte público.

Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Por­tugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, Viadu­to Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.

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