O atual prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) deverá deixar o PSDB e migrar para o União Brasil do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A troca da legenda por Nogueira, tem como um dos principais motivos criar novos espaços políticos para ele, que termina seu mandato à frente da prefeitura da cidade no dia 31 de dezembro.
Além da perda de representatividade, com resultados inexpressivos nas eleições em todo país e no Estado de São Paulo, a legenda tem atualmente apenas 21 prefeituras paulistas. O partido já governou o estado por quatro mandatos e, na sua fase áurea, chegou a governar 200 prefeituras. O Estado. São Paulo tem 645 municípios.
Segundo apuração do Tribuna, Nogueira recebeu convites para migrar para o PL, PP e Republicanos. Entretanto, estaria optando pelo União Brasil de olho em 2026. Nogueira quer disputar as eleições para o governo de São Paulo em 2026 e sua ida para a legenda, daria palanque político para o governador Ronaldo Caiado que pretende disputar a presidência da República em 2026. O governador de Goiás diz que lançará sua candidatura oficialmente em fevereiro
Na semana passada, após encontro com Caiado, Nogueira postou em seu instagram a seguinte mensagem: “ Hoje tive uma conversa enriquecedora com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Relembramos nossos anos de convivência no Congresso Nacional e nossas trajetórias que nos levaram a ocupar cargos de liderança — ele como governador e eu como prefeito. Discutimos temas essenciais como gestão pública, transformações sociais e melhorias de infraestrutura, sempre com um olhar atento ao potencial do Brasil. Concordamos que nosso país pode prosperar quando faz boas escolhas para seus governantes, e refletimos juntos sobre o futuro que queremos construir”.
Na mesma semana ele também se encontrou com o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, também do União Brasil. Nogueira ainda não sem manifestou publicamente sobre o assunto.