Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Nogueira tem maior tempo de rádio e TV

A propaganda eleitoral gra­tuita no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira, 9 de outubro, e vai até 12 de novem­bro para o primeiro turno das eleições municipais deste ano. Se houver segundo turno, o horá­rio gratuito vai ao ar de 20 a 27 de novembro. O horário eleito­ral gratuito é autorizado pela lei federal número 9.504 de 1997.

Em Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) terá o maior tempo, de 3 minutos e 14 segun­dos, seguido por Cris Bezerra (MDB), com 2min35s e Suely Vilela (PSB), com 2min4s. Já Antônio Alberto Machado (PT) terá 1 minuto e 8 segundos. Van­derley Caixe (PCdoB) e Mauro Inácio (Psol) terão 19 segundos cada e Fernando Chiarelli (Pa­triota), 18 segundos.

Três candidatos a prefeito não terão tempo de televisão: Emilso- Roveri (Rede Susten­tabilidade), Gérsio Baptista (PMN) e coronel Luís Henrique Usai (PRTB). A reforma eleito­ral de 2017 definiu que partidos sem representantes na Câmara dos Deputados não têm direito a participar do horário gratuito, como são os casos do Rede Sus­tentabilidade, PM- e PRTB.

No total, dez partidos fica­ram fora da partilha do tem­po de rádio e TV nas eleições municipais deste ano. Desde a publicação da Constituição, em 1988, esta será a primeira vez que haverá legendas de fora do horário do rádio e da televisão. Até as últimas eleições, 10% do tempo total da propaganda gra­tuita eram distribuídos igualita­riamente entre todas as legendas.

Naquele ano, os partidos nanicos conseguiram pelo me­nos anunciar suas candidaturas principais em cerca de dez se­gundos. Coube ao PSL, partido que elegeu Jair Bolsonaro, ape­nas oito segundos em cada in­serção de propaganda em 2018.

De acordo com o candida­to coronel Luis Henrique Usai, sem tempo de TV a campanha será focada nas mídias sociais e no que chama de “três esses”: saliva, suor e sola de sapato. “Vamos trabalhar muito e va­mos compensar essa falta de tempo no rádio e na televisão com muito trabalho”, afirma.

As eleições municipais des­te ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será reali­zado no dia 29 de novembro.

Como será a campanha
A propaganda no rádio e televisão será feita em dois for­matos, sendo um para os can­didatos a prefeito e outro para vereador. Os blocos de dez mi­nutos, que irão ao ar de segun­da-feira a sábado, duas vezes ao dia, no rádio e na televisão, serão usados para mostrar apenas os candidatos a prefei­to. Eles também aparecerão em comerciais de 30 segundos ou um minuto cada, que serão exibidos ao longo da progra­mação. No rádio, os blocos se­rão veiculados das sete horas às 7h10 e das 12 horas às 12h10.

Na televisão, os programas serão exibidos das 13 horas às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já os vereadores aparecerão apenas nos comerciais ao longo da pro­gramação. Cada partido terá um número específico de inserções, calculado pela Justiça Eleitoral a partir do número de repre­sentantes que a legenda tem na Câmara dos Deputados.

Entretanto, cada sigla com candidatos a prefeito poderá – a critério seu – destinar parte do tempo nos blocos de dez minu­tos para os vereadores. A distri­buição do tempo entre os par­tidos em 2020 está prevista na resolução número 23.610/2019.

Do total, 10% são divididos igualmente entre os partidos e coligações; 90% divididos pro­porcionalmente ao número de representantes na Câma­ra dos Deputados. A norma prevê ainda que nas eleições municipais, o tempo será di­vidido na proporção de 60% para a propaganda de candi­datos a prefeito e 40% para a propaganda de vereadores.

Nas inserções de 30 segun­dos ao longo da programação, Duarte Nogueira vai aparecer mais (954 vezes), seguido por Cris Bezerra (760 vezes), Suely Vilela (609), Antônio Alberto Machado (333), Mauro Inácio e Vanderley Caixe (96 vezes cada) e Fernando Chiarelli (90 vezes). No total, serão 2.938 inserções durante toda a campanha.

Ribeirão Preto tem 441.845 eleitores aptos a votar em no­vembro deste ano, segundo dados atualizados e divulgados pelo TSE. A quantidade de pesso­as que poderão escolher prefeito e vereadores na cidade é 1,48% su­perior ao eleitorado de 435.369 “ribeirão-pretanos” da última eleição municipal, em outubro de 2016 – são 6.476 a mais.

Datas do processo eleitoral deste ano
– Dia 9 de outubro – início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o primeiro turno
– Dia 27 de outubro – divulgação, pelos partidos políticos, coligações e candidatos, de relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos recebidos e os gastos feitos
– Dia 15 de novembro – primeiro turno das eleições
– Dia 20 de novembro – início da propagan­da no rádio e televisão para o segundo turno
– Dia 29 de novembro – segundo turno das eleições
– Dia 15 de dezembro – data limite para encaminhamento à Justiça Eleitoral das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos
– Dia 18 de dezembro – data limite para diplomação dos candidatos eleito

 

Postagens relacionadas

Comissão do Senado aprova PEC do Plasma 

Redação 2

Provão dará vaga em universidades

William Teodoro

Haddad diz que proposta de Lula ganhará eleição

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com