O prefeito de Ribeirão Preto em exercício, Carlos Cezar Barbosa (PPS), teve uma agenda lotada nesta sexta-feira, 13 de julho, penúltimo dia dele à frente do Palácio Rio Branco – Duarte Nogueira Júnior (PSDB) reassume a partir de domingo (15). Além de participar da força-tarefa que esteve em uma antiga fábrica de papel localizada na rua Abílio Sampaio, na Vila Virgínia, na Zona Oeste, para coibir a prática de incêndios por pessoas que ocuparam o prédio (leia em Geral), ele entregou as obras de implantação da interligação da avenida Carlos Eduardo de Gasperi Consoni, no Jardim Botânico, na Zona Sul.
A cerimônia contou com as presenças do secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, do presidente da Câmara, Igor Oliveira (MDB), e de outras autoridades. “Essa é mais obra que o governo entrega, que significava o anseio antigo da população e das pessoas que utilizam este trecho. Um processo demorado de autorização envolvendo inclusive a concessionária da Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, mas que conseguimos concluir. É uma obra realizada a custo zero para o município”, ressaltou Barbosa.
As obras tiveram duração de três meses, receberam investimentos de R$ 740,95 mil e fazem parte de uma contrapartida para aprovação de um loteamento de uma construtora. Pegoraro lembra que a intervenção teve início em dezembro de 2017, após uma espera de seis anos para ser aprovada devido a problemas ambientais em um processo que envolveu até a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Conforme compromisso fechado com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a empresa também fará o plantio de 800 árvores na margem do córrego São Geraldo como forma de compensação.
Na quinta-feira (12), Barbosa fez sua primeira aparição pública como chefe interino do Executivo. Ele participou, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), da cerimônia de implantação da Patrulha Maria da Penha. Filiado ao Partido Popular Socialista (PPS), também é secretário municipal da Assistência Social (Semas) e promotor de Justiça licenciado. Para acompanhar a delegação de prefeitos do Brasil em visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos, Duarte Nogueira teve que se ausentar do Palácio Rio Branco entre segunda-feira (9) e este sábado (14).
Além da visita à ONU, o prefeito de Ribeirão Preto, a convite da Universidade de Columbia, também participou do curso de liderança política “Accelerating Growt in Brasilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors”. O evento reuniu 16 prefeitos do Brasil para troca de experiências com professores de uma das dez melhores universidades do mundo.
Custeado pela Comunitas, o evento é uma parceria entre a organização e a Universidade de Colúmbia. O curso é voltado aos prefeitos e prefeitas do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável para o fortalecimento de lideranças públicas. A formação contará com especialistas renomados, ex-prefeitos e líderes que atuam em temas importantes como parcerias público-privadas, planejamento urbano e comunicação.