O prefeito reeleito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou, na tarde desta sexta-feira, 18 de dezembro, em coletiva de imprensa no Palácio Rio Branco, mais cinco integrantes de sua nova gestão à frente da prefeitura de Ribeirão Preto, que começa em 1º de janeiro de 2021 e vai até 31 de dezembro de 2024. Já são 15 nomes confirmados nesta reforma do secretariado.
“Estamos montando um time de excelência, com foco em trabalhar para fazer de Ribeirão uma cidade mais global e acolhedora, considerando três eixos principais de atuação, que são o transporte público, a zeladoria e assistência social”, disse o chefe do Executivo.
No Órgão Municipal de Proteção e Defesa dos Consumidores de Ribeirão Preto (Procon-RP), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o atual diretor Feres Junqueira Najm dará lugar à advogada Ana Paula Gentile, candidata a vereadora nas últimas eleições pelo partido do prefeito, o PSDB.
Luis Eduardo Garcia deixará o comando da Secretaria Municipal da Infraestrutura e será substituído pelo engenheiro e servidor de carreira do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, também candidato a vereador pelo PSDB neste ano.
José Eduardo Molina, atual secretário de Turismo, pasta que será anexada à Secretaria Municipal da Cultura (vai virar Secretaria de Cultura e Turismo), assumirá a nova a Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, a partir de janeiro. Antes de entrar para o governo era diretor de relações institucionais e de competitividade da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp)
Duarte Nogueira também anunciou que Afonso Reis Duarte permanecerá à frente do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) e Sandro Scarpelini continuará no comando da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e terá como principal missão organizar o programa de vacinação contra a covid-19 em 2021.
Como já havia anunciado, o prefeito vai anunciar as últimas mudanças na segunda (21) e na terça-feira (22). Duarte Nogueira já havia anunciado cinco mudanças e cinco permanências nos dias 9 e 10 de dezembro. Entre as novidades está Renata Correa Gregoldo, que vai assumir a Secretaria Municipal da Assistência Social no lugar de Guido Desinde Filho.
Ela já presidiu o Fundo Social de Solidariedade, quando a ex-primeira-dama Samanta Pineda deixou o cargo, no final do ano passado. Renata Correa Gregoldo saiu do FSS em 29 de abril para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores pelo PSDB.
Maria Regina Ricardo continuará à frente do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) em 2021, mas deixará o comando do Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sasson) para dar lugar à engenheira de produção Tássia Correa Rezende.
Na Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, o procurador Marcelo Tarlá Lorenzi seguirá no comando da pasta, que no atual mandato de Duarte Nogueira já teve outros três chefes. O coronel Pedro Luiz Pegoraro segue à frente da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
O ex-técnico da seleção brasileira de karatê, Ricardo Aguiar, que foi secretario municipal de Esportes entre janeiro de 2017 e maio deste ano, será o titular da Casa Civil. Já Antonio Daas Abboud, atual secretario adjunto da Casa Civil, assumirá a Secretaria Municipal de Governo no lugar de Alberto José de Macedo, que vai deixar o secretariado tucano.
Outra que deixará o governo é a atual secretária da Administração, Marine Oliveira Vasconcelos. A partir de janeiro, o servidor André Almeida Morais, que era coordenador de Projetos, assumirá a Secretaria Municipal de Administração, responsável pelos processos de licitação e de compras da prefeitura de Ribeirão Preto.
Na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega Marques não decidiu se deixará ou seguirá no cargo. Duarte Nogueira afirmou que o prefeito reeleito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), convidou Ortega para trabalhar na capital, mas ele ainda não se manifestou.
Na Secretaria da Fazenda, Manoel de Jesus Gonçalves já havia pedido demissão no dia 3 e ficará até 31 de dezembro. Ainda não foi definido quem assumirá seu lugar. Também vão permanecer no governo de Duarte Nogueira o atual secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, e a jornalista Rennata Bianco, que continuará à frente da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).
Nomes anunciados para a nova gestão
– Secretaria Municipal da Saúde Sandro Scarpelini
– Secretaria da Educação Felipe Elias Miguel
– Secretaria de Governo Antonio Daas Abboud
– Secretaria da Casa Civil Ricardo Aguiar
– Secretaria da Administração André Almeida Morais
– Secretaria Municipal de Obras Públicas Pedro Luiz Pegoraro
– Secretaria Municipal da Infraestrutura Carlos Eduardo Nascimento Alencastre
– Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento José Eduardo Molina
– Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) Afonso Reis Duarte
– Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos Marcelo Tarlá Lorenzi
– Secretaria de Assistência Social Renata Correa Gregoldo
– Proco- de Ribeirão Preto Ana Paula Gentile
– Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) Maria Regina Ricardo
– Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sasson) Tássia Correa Rezende
– Coordenadoria de comunicação Social Rennata Bianco