A prefeitura inaugurou nesta sexta-feira, 10 de março, um importante espaço de preservação da história da cidade: a Galeria de Prefeitos de Ribeirão Preto, que reúne imagens dos chefes do Executivo do município desde o período do Império.
Fotografias identificadas com nome e data foram dispostas em ordem cronológica nas paredes do terceiro andar da nova sede da prefeitura, o Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, à rua Américo Brasiliense nº 426, no Centro de Ribeirão Preto.
Rio Branco
A galeria será transferida, em caráter permanente, para o Palácio Rio Branco assim que as obras de reforma e restauração do prédio forem concluídas. O palacete histórico foi sede da prefeitura de 1917 até 2022, abrigando servidores de diversas áreas e 42 prefeitos.
“Colaboramos, assim, para preservar a memória da política administrativa de Ribeirão Preto”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira, na inauguração desta sexta-feira, quando relembrou aos presentes vários fatos marcantes da história da cidade.
“De nossa parte, até o final de 2024, vamos suar a camisa e amassar muito barro para entregar a cidade o melhor possível à população e ao próximo governante”, concluiu, após comparar a responsabilidade de cada prefeito a uma corrida de bastão.
Mais de 50
De João Gonçalves dos Santos, o primeiro governante de Ribeirão Preto, ainda nos tempos do Império, ao atual prefeito, Duarte Nogueira, a galeria apresenta imagens de 58 dirigentes da cidade. A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS da prefeitura), responsável pelo levantamento histórico e o tratamento das imagens, fotografou 58 retratos em pinturas.
São pertencentes ao acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS). Em seguida, elas receberam uma “restauração” digital para avivar suas cores originais, muitas já embotadas, porém sem alterar a aparência original. O trabalho foi executado pelo fotógrafo Fernando Gonzaga.
Recordista
Com 86 anos, o ex-prefeito Welso- Gasparini compareceu à cerimônia de inauguração e fez um discurso emocionado: “Participem da política, esse é o conselho que eu deixo para toda a população de Ribeirão Preto. Quer a gente queira ou não, a política está presente em tudo”, disse.
“É a política que faz com que haja grandes desenvolvimentos ou grandes problemas”, afirmou Welso- Gasparini, o único a governar a cidade por quatro mandatos e também por mais tempo: foram 17 anos à frente do Palácio Rio Branco.
“Ribeirão Preto teve um desenvolvimento notável em todos esses anos graças a muitos de seus dirigentes e aos seus moradores, é uma honra muito grande fazer parte desta galeria”, finalizou. Também participaram da cerimônia o ex-prefeito Gilberto Maggioni e familiares de outros chefes do Executivo.
A lista inclui Luiz Roberto Jábali, João Gilberto Sampaio, Costábile Romano e José de Magalhães. Parentes de vice-prefeitos, secretários municipais e servidores públicos também acompanharam o evento. A história de Ribeirão Preto começa em 1856, com a emancipação do município.
Império
A história dos prefeitos começa logo depois, no período imperial (de 1874 a 1892), quando os presidentes da Câmara Municipal também exerciam poderes executivos. Foi nessa época que o primeiro chefe do Executivo assumiu o cargo: João Gonçalves dos Santos, que governou a cidade durante quase todo o ano de 1874.
Até a proclamação da República, em 1889, outros seis governantes o precederam, todos eles denominados de “intendentes”. Em seguida, de 1902 a 1930, os chefes do Executivo passaram a ser chamados de “prefeito”, palavra que vem do latim “praefectus” (posto acima dos outros).
Porém, até a realização da Assembleia Constituinte, em 1946, eram os vereadores que decidiam quem seria o prefeito. Por isso, o primeiro prefeito eleito por vontade do povo foi José de Magalhães (1948-1951). Por este motivo, a atual sede da prefeitura leva o nome dele.
Curiosidades
Welso- Gasparini foi o único eleito para quatro mandatos. Marciano Antônio de Mello, presidente da Câmara na época, foi o primeiro prefeito por três mandatos (de 1892 a 1896). Joaquim Macedo Bittencourt foi o primeiro a assumir duas vezes seguidas (de 1911 a 1914 e de 1914 a 1920).
Foi ele quem construiu o Palácio Rio Branco e o ocupou pela primeira vez. E, por duas vezes, pai e filho foram prefeitos de Ribeirão Preto: Camilo de Mattos (1926) e o filho Luiz Augusto Gomes de Mattos (1945 a 1946), assim como Antônio Duarte Nogueira (1969-1973 e 1977-1983) e Duarte Nogueira (prefeito desde 2017).
Prefeitos por mais tempo
– Welson Gasparini: 17 anos
– Antônio Duarte Nogueira: dez anos
– Joaquim Macedo Bittencourt: dez anos
– João Rodrigues Guião: nove anos
– Alfredo Condeixa Filho: oito anos
– Dárcy Vera: oito anos
– Duarte Nogueira: vai completar oito anos em 2024