O ex-prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), foi indicado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) como um dos três representantes da entidade para integrar a comissão responsável pela regulamentação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), previsto na recém-aprovada reforma tributária.
A comissão promoveu sua primeira reunião nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, e trabalhará na elaboração de uma proposta de regulamentação do novo imposto, que será submetida ao governo federal. A partir dessa proposta, serão emitidos decretos detalhando o funcionamento do IBS, essencial para simplificar o atual sistema tributário brasileiro.
O ex-prefeito Duarte Nogueira destaca que a reforma tributária, apesar de não trazer uma redução imediata da carga de impostos, representará um alívio ao reduzir o custo e o tempo gastos pelas empresas com a complexidade do sistema fiscal.
Ressalta que, enquanto empresas brasileiras precisam de equipes de advogados e contadores atuando continuamente para cumprir as exigências tributárias, empresas americanas gastam apenas seis horas semanais com a mesma finalidade.
“A expectativa é que essa regulamentação contribua para diminuir o custo da burocracia fiscal e torne o ambiente de negócios mais favorável para quem gera empregos e movimenta a economia”, afirma Duarte Nogueira.