O prefeito reeleito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou, na tarde desta quarta-feira, 9 de dezembro, em coletiva de imprensa no Palácio Rio Branco, três mudanças e duas permanências no primeiro escalão de sua próxima gestão, que começa em 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro de 2024.
O ex-técnico da seleção brasileira de karatê, Ricardo Aguiar, que foi secretario municipal de Esportes entre janeiro de 2017 e maio deste ano, será o titular da Casa Civil. Ele coordenou a campanha da reeleição de Duarte Nogueira. Assumirá o posto atualmente ocupado por Nicanor Lopes, que deixará o governo.
Já Antonio Daas Abboud, atual secretario adjunto da Casa Civil, assumirá a Secretaria Municipal de Governo no lugar de Alberto José de Macedo, que vai deixar o secretariado tucano. Outra que deixará o governo é a atual secretária da Administração, Marine Oliveira Vasconcelos.
A partir de janeiro, o servidor André Almeida Morais, que era coordenador de Projetos, assumirá a Secretaria Municipal de Administração, responsável pelos processos de licitação e de compras da prefeitura de Ribeirão Preto. Ainda não está definido se haverá mudança na Secretaria Municipal da Saúde, comandada por Sandro Scarpelini.
Segundo Nogueira, o atual secretário foi convidado a permanecer e deve dar uma resposta nos próximos dias. Na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega Marques também não decidiu se deixará ou seguirá no cargo.
Duarte Nogueira afirmou que o prefeito reeleito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), convidou Ortega para trabalhar na capital, mas ele ainda não decidiu. Na Secretaria da Fazenda, Manoel de Jesus Gonçalves já havia pedido demissão no dia 3 e ficará até 31 de dezembro. Ainda não foi definido quem assumirá seu lugar.
Vão permanecer no governo de Duarte Nogueira o atual secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, e a jornalista Rennata Bianco, que continuará à frente da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). Durante a apresentação, o prefeito Duarte Nogueira comentou sobre o propósito do novo mandato, cujo objetivo é fazer de Ribeirão Preto uma cidade global e acolhedora.
“Vai ser um novo governo, não uma continuidade ou continuísmo do atual. Fizemos um trabalho de colocar as finanças em ordem, melhorar a estrutura administrativa, a redução das despesas”, explica. “A equipe se revigora e, a partir do ano que vem, vamos fazer o ajuste do ajuste, cortar onde é possível cortar, faremos uma reforma administrativa, melhorando a estrutura funcional e a capacidade de entrega de resultados à população”, conclui o chefe do Executivo.
Nomes anunciados para a nova gestão
– Secretaria de Governo Antonio Daas Abboud
– Secretaria da Casa Civil
– Ricardo Aguiar Secretaria da Administração André Almeida Morais
– Secretaria da Educação Felipe Elias Miguel
– Coordenadoria de Comunicação Social Rennata Bianco
– Raio-X: o alto escalão de Nogueira atualmente
– Secretaria de Negócios Jurídicos Marcelo Tarlá Lorenzi
– Secretaria de Administração Marine Oliveira Vasconcelos
– Secretaria de Governo Alberto José Macedo Filho
– Secretaria de Cultura Isabella Pessotti
– Secretaria de Assistência Social Guido Desinde Filho
– Secretaria de Turismo José Eduardo Molina
– Secretaria de Esportes Marcos de Melo Pacheco
– Secretaria da Educação Felipe Elias Miguel
– Secretaria de Meio Ambiente Sônia Valle Walter Borges de Oliveira
– Secretaria de Planejamento e Gestão Pública Edsom Ortega Marques
– Secretaria da Infraestrutura Luís Eduardo Garcia
– Companhia Habitacional Regional Nilso- Rogério Baroni
– Coordenadoria de Limpeza Urbana Joselito Campos
– Fundo Social de Solidariedade Mariana Jábali
– Guarda Civil Municipal Domingos Antonio Fortuna Filho
– Companhia de Desenvolvimento Econômico Aurílio Sérgio Costa Caiado
– Secretaria da Saúde Sandro Scarpelini
– Secretaria da Fazenda Manoel de Jesus Gonçalves
– Secretaria da Casa Civil Nicanor Lopes
– Departamento de Água e Esgotos Afonso Reis Duarte
– Fundação Dom Pedro II Mariana Jábali
– Instituto de Previdência dos Municipiários Maria Regina Ricardo
– Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários Maria Regina Ricardo
– Empresa de Trânsito e Transporte Urbano Antonio Carlos de Oliveira Junior