Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Nogueira abrirá o ano legislativo

Os cinco vereadores que compõem a Mesa Diretora da Câmara de Ribeirão Preto esti­veram reunidos na manhã desta sexta-feira, 26 de janeiro, com o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e o secretário municipal de Governo e da casa Civil, Nica­nor Lopes. O encontro ocorreu no Palácio Rio Branco.

Além do presidente do Le­gislativo, Igor Oliveira (MDB), participaram o primeiro vice Or­lando Pesoti (PDT), o segundo vice Alessandro Maraca (MDB), o primeiro secretário Lincoln Fernandes (PDT) e o segundo secretário, Fabiano Guimarães (DEM). A reunião durou cerca de duas horas.

Além do prefeito e o secretário de Governo, também participa­ram do encontro o assistente da Casa Civil, Antonio Daas Abud, e o assessor de gabinete Renê Sca­tena. A reunião foi solicitada pelos vereadores para a apresentação oficial dos novos integrantes da di­reção do Legislativo, eleitos em 14 de dezembro do ano passado.

Os integrantes da Mesa Di­retora também convidaram o prefeito para a sessão de abertura dos trabalhos legislativos deste ano, que acontece na quinta­-feira, 1º de fevereiro. O prefeito não só aceitou como anunciou que apresentará, em plenário, uma espécie de balanço de seu primeiro ano de governo.

“Pretendo estar sim na aber­tura do ano legislativo, fazer uma apresentação do que fizemos em 2017, o estado em que encontra­mos a cidade em janeiro do ano passado e qual é a perspectiva de melhorias e de resultados positivos daqui para frente”, afirma o tucano.

Os vereadores e o prefeito de­bateram vários assuntos relacio­nados à administração. Um dos temas abordados foi a área da saú­de. Atualmente, a cidade apresenta superlotação em postos e também na única Unidade de Pronto Aten­dimento (UPA) em funcionamen­to, da avenida Treze de Maio, no Jardim Paulista.

A cobrança dos parlamenta­res é para que as demais unida­des de pronto-atendimento, que estão paradas, sejam logo inau­guradas. De acordo com Igor Oliveira, a saúde é prioridade e precisa ter uma resposta rápida para a sociedade.

“Nós cobramos o prefeito para que inaugure em breve a UPA do Sumarezinho e também do Quintino Facci II. Isso vai de­safogar o atendimento que hoje é precário em alguns postos, principalmente na região norte. Saímos daqui hoje com uma res­posta satisfatória e temos certeza de que a UPA estará funcionando o quanto antes”, diz o presidente.

Parques – Os parques públi­cos da cidade estão na mira da Câmara. Uma Comissão Parla­mentar de Inquérito (CPI) presi­dida por Orlando Pessoti inves­tiga a situação desses locais. Por isso, os representantes da Mesa Diretora levaram ao prefeito a sugestão de que seja feita, com urgência, uma Parceria Público­-Privada (PPP) entre o Executi­vo e empresários da cidade.
A intenção é que a popula­ção possa ajudar na manutenção desses locais. “A nossa intenção é que o problema seja solucionado e o dinheiro público seja poupa­do. Por isso uma PPP seria ideal. Temos pessoas que querem cui­dar dessas áreas, mas que não tem possibilidade jurídica para isso”, comenta Pessoti.

Agenda – Também ficou definido que uma vez por mês vereadores e prefeito vão se reu­nir para tratar de assuntos da cidade. O primeiro encontro vai acontecer na quinta-feira (1º), quando a Câmara volta do reces­so. “Essa agenda será importan­tíssima para que possamos ter diálogo direto com o executivo. A harmonia entre os poderes é fundamental. Quem ganha é a cidade e seus moradores”, afirma Fabiano Guimarães.

Ele ainda ressalta que na ques­tão da transparência o prefeito se comprometeu a disponibilizar os dados contábeis da prefeitura em formato aberto, facilitando o trabalho de análise da sociedade e também a divulgação de forma semanal da limpeza de praças no site da transparência.

O prefeito Duarte Nogueira considerou a reunião um suces­so. “Esta primeira reunião com a Mesa Diretora reforça a disposi­ção para o diálogo entre os dois poderes. No ano passado nós conseguimos aprovar a maioria dos projetos enviados. Estabele­cemos um critério de total trans­parência e sempre que possível, e com antecedência, o diálogo entre o Executivo e o Legislativo para a discussão dos projetos que seriam enviados. Neste ano nós vamos manter o mesmo ritmo e ampliar esse diálogo”, diz.

Postagens relacionadas

População protesta conta usina na Cachoeira de Emas

Redação 1

Dino suspende todas as emendas impositivas até Congresso criar regras de transparência

Redação 2

Secretário da Segurança Pública anuncia recompensa de R$ 50 mil por assassino de PM em Santos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com