O Botafogo volta a campo com a missão de conquistar sua primeira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado, às 18h30, contra o Goiás, pela sexta rodada da competição. A partida será no estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha.
A falta de triunfos – o último foi há dois meses, pela Copa do Brasil – deixou o Pantera na 17ª posição, a primeira na zona de rebaixamento, com quatro pontos somados, todos provenientes de empates, como o da última terça-feira, diante da Chapecoense, em casa, por 0 a 0. Agora, a equipe de Paulo Gomes tem a tarefa de deixar a degola para trás e virar a chave com um bom resultado.
Contudo, o adversário promete fazer jogo duro. Os goianos ainda estão invictos no nacional, com três vitórias e dois empates, e ocupam a terceira posição. Um dos favoritos ao acesso, o Verdão da Serra se reforçou com nomes de peso, como o zagueiro David Braz e o atacante Thiago Galhardo.
Na história, as duas equipes se enfrentaram apenas três vezes, todas pela Série A e com histórico favorável aos ribeirão-pretanos: foram duas vitórias e um empate. Contudo, o último encontro faz tempo. Foi há 23 anos, em 2001, e terminou sem gols. Os outros embates foram em 1976 e 1978, ambos com goleadas do Bota por 4 a 0.
Um dos líderes do elenco botafoguense, o goiano Lucas Dias conhece bem o próximo adversário. Para o zagueiro, o que mais chama a atenção é justamente o impacto positivo na mudança do plantel entre o estadual e o Brasileiro. Todavia, o defensor não se sente intimidado por isso.
“Eu sou goiano, então acompanho bastante a perspectiva do Goiás e o que eles fazem. Começaram o ano muito bem e, em uma semana, tudo mudou. Conseguiram montar um time novo para a Série B que até me surpreendeu pela forma boa que começaram. A gente mostra que o desempenho não oscila de acordo com o adversário, e sim com nós mesmos. A gente vai para Goiânia buscar a vitória, assim como em todo lugar”, afirmou.
Paulo Gomes não terá à disposição o zagueiro Bernardo Schappo, que levou o terceiro cartão amarelo contra a Chapecoense, e o atacante Toró, que se recupera de uma lesão na panturrilha.
Por outro lado, o lateral-direito Thassio e o atacante Alex Sandro, artilheiro do time na temporada, devem voltar à lista de relacionados. A dupla foi vetada diante da Chape por um incômodo muscular e tores no tornozelo, respectivamente, mas voltaram a treinar com a equipe após a partida.
Se Gomes repetir a formação com dois zagueiros da última rodada, um provável time titular tem: Michael; Wallison, Lucas Dias, Matheus Costa e Jean Victor; João Costa (Matheus Barbosa), Patrick Brey e Gustavo Bochecha; Douglas Baggio, Leandro Pereira (Alex Sandro) e Emerson Negueba.