Tribuna Ribeirão
Esportes

No Santos, Jesualdo Ferreira é o segundo técnico mais velho do mundo em atividade

IVAN STORTI/SANTOS FC

O CIES Football Obser­vatory (Centro de Estudo Internacional do Esporte) fez um levantamento e consta­tou que o técnico do Santos, Jesualdo Ferreira, é o segun­do treinador mais velho em atividade no mundo. Ele só é mais novo que o turco Ham­di Yilmaz, do Keçiörengücü, time da segunda divisão da Turquia. A lista dos 15 mais velhos conta ainda com dois brasileiros: Geninho e Nelsi­nho Baptista.

O estudo fez o levanta­mento em 79 países e 110 ligas. Jesualdo, com 74 anos, aparece em segundo por uma diferença de apenas quatro meses. “Este estudo pioneiro sobre as características dos treinadores de clubes de fu­tebol profissional em todo o mundo mostra que o perfil típico de um treinador é um homem com menos de 50 anos de idade (48,8), respon­sável por menos de um ano de trabalho (301 dias) e na maior parte das vezes nasci­do do país do clube treinado (7 de 10 casos)”, diz uma par­te do estudo.

O futebol brasileiro tem uma média de 52 anos de ida­de para os treinadores. A mé­dia mundial é de 48,8 anos. Geninho, que comanda o Vi­tória e Nelsinho Baptista, do Kashiwa Reysol, fazem parte da lista dos 15 mais velhos.

O estudo ainda mostra que o Campeonato Turco da segunda divisão é o que tem treinadores mais velhos, com média de 54,92. O Brasil apa­rece com o Brasileirão na 13ª posição, com 52,01 de média. A Série B tem 47,41 de mé­dia. Outro dado curioso é que 64,3% dos treinadores pelo mundo são ex-jogadores e 35% jogavam como defensores.

Postagens relacionadas

Surpresa no treino – Pantera poderá ter Denílson no domingo

Redação 1

Ciclismo de RP estreia com vitória em prova tradicional

Redação 1

Botafogo cai na chave do Santos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com