A revista “France Football” divulgou nesta sexta-feira a lista dos 30 finalistas ao tradicional prêmio Bola de Ouro, depois da votação de 180 jornalistas internacionais. O troféu será entregue no dia 29 de novembro, em cerimônia no Théâtre du Chatelet, teatro de Paris.
A lista conta com “apenas um” brasileiro, o atacante Neymar, do PSG. O volante Jorginho, que é nascido no Brasil, mas se naturalizou italiano e venceu a Eurocopa pela Itália, também está na relação. Ele também faturou a Liga dos Campeões com o Chelsea, da Inglaterra.
Não houve Ballon D’Or no ano passado devido à pandemia de covid-19. O último vencedor foi o argentino Lionel Messi, quando ainda jogava pelo Barcelona. Ele é o maior ganhador da premiação (seis vezes: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019), que está em sua 65ª edição, e tem a chance de faturar o título novamente.
O jovem espanhol Pedri, do Barcelona, também concorre ao título de melhor jogador sub-20, assim como aconteceu com o francês Mbappé em 2018. E o italiano Donnarumma participa no mesmo ano da disputa específica entre os goleiros pelo Troféu Yashin.
Dos 30 nomes relacionados, 14 atuam hoje em clubes da Inglaterra, incluindo os recém-contratados Cristiano Ronaldo, pelo Manchester United, e Romelu Lukaku, pelo Chelsea. Os times com o maior número de representantes são Manchester City e Chelsea, finalistas da última Liga dos Campeões, com cinco cada.
A Bola de Ouro esteve restrita a jogadores europeus até 1995. Daquele ano até 2006, a eleição passou a considerar atletas de outras nacionalidades que também atuavam no futebol da Europa. De 2007 em diante, a revista abriu a escolha para qualquer futebolista do mundo.
A France Football também divulgou a lista de 20 finalistas à Bola de Ouro feminina, apontadas por 50 jornalistas. O troféu entre as mulheres foi entregue pela última vez em 2019, para Megan Rapinoe.