Tribuna Ribeirão
Geral

Nelson Gonçalves – Selo marca centenário de nascimento do cantor

Os Correios lançaram nesta sexta-feira (21) selo comemora­tivo em homenagem ao cente­nário de nascimento do cantor brasileiro Nelson Gonçalves. A peça foi apresentada no Bar do Nelson, em Santa Cecília. Tam­bém foram programados even­tos nas cidades do Rio de Janeiro e Santana do Livramento (RS).

Considerado o maior intér­prete do Brasil, dono de uma voz única, Nelson Gonçalves ven­deu mais de 80 milhões de dis­cos e conquistou o título de “O Rei do Rádio” nos anos 40. An­tônio Gonçalves Sobral foi seu nome de registro, depois altera­do em cartório pelo artista: “Ele decidiu mudar para Antônio Nelson Gonçalves”, diz Marga­reth Gonçalves, filha do cantor. Nascido em Santana do Livra­mento, no Rio Grande do Sul, mudou-se para São Paulo ainda criança. O jovem franzino e um pouco gago, conhecido como “metralha”, trabalhou como jor­naleiro, mecânico, engraxate e lutador de boxe, mas tinha na música sua grande paixão. Foi aluno do maestro Bellardi, que o aconselhou a se dedicar ao estilo popular.

No final da década de 1930, foi para o Rio de Janeiro para participar de testes nas prin­cipais emissoras de rádio da época. Sem conquistar espaço, escutou até de Ary Barroso que devia “retornar a São Paulo para desenvolver-se em alguma outra profissão”. Foi na capital paulista que, a partir de outros contatos e muita insistência, recebeu o primeiro convite para gravar a valsa “Se eu pudesse um dia”, de Orlando Monella e Oswaldo França. Esse foi o começo de sua carreira, com a gravação do primeiro disco, em 1941, um 78 RPM contendo o samba “Sinto-me bem”, de Ataulfo Alves. Mais tarde, fechou contrato com a gravadora RCA Victor e com a rádio Mayrink Veiga. Único bra­sileiro a ser agraciado com o Prê­mio Nipper, ao lado de Elvis Pres­ley, por ter permanecido durante 5 décadas na mesma gravadora. Suas interpretações permanecem vivas na memória de seus fãs.

Alguns números da carrei­ra de Nelson Gonçalves (1919- 1998): 50 anos de dedicação à música; 81 milhões de cópias vendidas; 2.740 canções grava­das em 183 discos em 78 rpm, 128 LPs e 300 compactos; con­quistou 38 discos de ouro e 20 de platina. Na última década de vida, foram lançados mais de 20 CDs com suas interpretações. O último, “É Cedo”, rendeu-lhe o Disco de Ouro, por ter vendido mais de 100 mil cópias em 3 me­ses, marca atingida por poucos artistas de sua época.

A emissão – Margareth se emociona ao comentar sobre o selo: “tenho grande orgulho do meu pai. Sou grata à vida por ter me colocado ao seu lado, traba­lhando por mais de uma década como sua empresária. Agradeço muito aos Correios por ter pro­gramado essa homenagem”. Sua irmã, Lilian Gonçalves, destaca a importância da obra do can­tor para o país: “o Brasil precisa olhar para sua história e lustrar a memória dos seus grandes no­mes, que fazem a cultura brasi­leira, especialmente a música, que tem reconhecimento internacio­nal. Basta lembrar a frase de Frank Sinatra: ‘a mais bela voz do mundo é de um brasileiro, e ele se chama Nelson Gonçalves’!”

Com foto de Cristina Grana­to e arte da Rock Comunicação, a peça é estampada com uma imagem do artista em preto e branco, e uma aplicação doura­da nos dizeres “Nelson Gonçal­ves – Centenário”. Mais abaixo, a frase “A maior voz do Brasil. A emissão tem tiragem de 20 mil folhas, cada uma com 20 selos, no valor de R$1,30 a unidade. As peças estarão disponíveis nas principais agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.

Para ver e ouvir
Numa fase em que a ima­gem e o ritmo são muito mais valorizados pelo mercado mu­sical, ouvir Nelson Gonçalves é cada vez mais apaixonante. Seu vozeirão e seu estilo são absolu­tamente únicos, inconfundíveis, com possivelmente o grave mais bonito da história de nossa mú­sica. Neste ano de 2019, estamos comemorando seu centenário, e para presentear velhos e novos fãs, o marketing estratégico da Sony Music Brasil dá prosse­guimento ao projeto de digitali­zação do catálogo, restaurando tapes analógicos e projetos grá­ficos originais de 35 álbuns do cantor. Todos eles já estão dispo­nibilizados nas plataformas de streaming (além dos que já es­tavam lá). Haverá ainda diversas playlists temáticas, ambos com minha curadoria.
Plataformas de Streaming: https://SMB.lnk.to/Melhores­NelsonGoncalves

Postagens relacionadas

HC busca crianças nascidas em 2010

William Teodoro

Receita recebe quase 5 milhões de declarações do IR em duas semanas

Redação 1

Seduc contrata mil seguranças privados  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com