O espetáculo “Nekropolis”, resultado do processo de criação desenvolvido pela turma do Módulo Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP, retrata as falhas da sociedade em reconhecer e respeitar o próximo. A peça estará novamente em cartaz na unidade de Ribeirão Preto durante os finais de semanal de setembro e também de outubro. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp. org.br/meu-sesi) e deverão ser retirados na portaria com uma hora de antecedência.
A reestreia será nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 20 horas. O espetáculo terá mais cinco sessões, nos dias 20, 21 e 27 deste mês e 4 e 5 de outubro, sempre às sextas e sábados e no mesmo horário, às oito da noite. O Sesi de Ribeirão Preto fica na rua Dom Luiz do Amaral Mousinho nº 3.465, no Jardim Castelo Branco, na Zona Leste da cidade. Para este evento, o espaço tem capacidade para 40 pessoas. O espetáculo não é recomendado para menores de 16 anos. Informações pelo telefone (16) 3603-7327.
“Nekropolis” conta a história do julgamento da Estirpe, um grupo terrorista que desenterra cadáveres cujas mortes foram causadas pela violência urbana e os expõe em espaços públicos. Devastadas pela natureza, as secreções e emoções cruas ali expostas trazem uma nova oportunidade às vítimas da violência: exigir o reconhecimento de suas existências. Enquanto a Estirpe age como um tumor, célula cancerígena de um organismo aparentemente saudável, coloca em cheque os preceitos e as falhas de nosso corpo social.
A direção é de Priscila Altran. Roberto Alvim assina a dramaturgia e no elenco estão Aleandra Silva Baita, Alexandra Silva, Altair Silva, Dennis Benevides, Gabriel Stefano, Geisy Urbano, Janice Macedo, Kerolyn Oliveira, Marly Salem, Rick Vitaliano, Sonia Bueno, Suzie Messias, Tuka Rufino e Victor Pedroso. A realização é do Núcleo de Artes Cênicas (NAC).
Núcleo de Artes Cênicas
Com 32 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do Sesi-SP. Atende mais de seis mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São ao todo 21 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado, inclusive em Ribeirão Preto e Franca.
“Cena Livre”
“Nekropolis” estreou no ano passado em mais uma edição do “Cena Livre”, cujo tema escolhido em 2018 foi “Zona de Conflito”, baseada em obras dramatúrgicas da literatura latino-americana. O alinhamento dos temas começou em 2012, quando as produções utilizaram a obra de Nelson Rodrigues (1912-1980). No ano seguinte, a temática proposta foi “Brasilidade”, em 2014, “Memória e Cidade”, em 2015, “Histórias Fantásticas”, em 2016 “Mito e Realidade” e, em 2017, “Portas Abertas”.