Dados da prefeitura de Ribeirão Preto, oferecidos pelo Posto Avançado de Atendimento instalado no Novo Shopping, apontam que o número de inscrições de Microempreendedores Individuais (MEIs) aumentou consideravelmente no município nos meses de junho e julho deste ano. Foram registradas 461 e 571 novas inscrições, respectivamente, totalizando 1.032 – média de quase 17 novos microempresários por dia.
Em 30 de junho, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a cidade tinha 32.837 microempreendedores individuais – são cerca de sete milhões em todo o País. O número de atendimentos prestados aos empreendedores, como alteração de inscrição, informações e consultas, também deu um salto significativo, com o registro total de 3.083 ações nos dois últimos meses.
O número ainda engloba os casos de encerramento de atividades, que somaram 124 em junho e 108 em julho. “A concentração dos atendimentos no Posto Avançado melhorou profundamente nossa capacidade de atuação. Diminuímos a burocracia e facilitamos a vida do empreendedor, dando mais agilidade ao atendimento de suas demandas”, explica a coordenadora local, Adriana Karina Oliveira de Carvalho.
O conjunto de atendimentos oferecidos engloba ações junto ao Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Receita Federal, Fazenda Estadual, Corpo de Bombeiros e Casa do Contabilista. Também fazem parte da lista os serviços prestados pela prefeitura, tanto pelas secretarias da Fazenda e da Saúde quanto pelos demais órgãos municipais.
“O serviço foi transferido para cá no dia 14 de maio e, desde então, alcançamos cerca de 360 atendimentos a empreendedores por dia. Em aproximadamente 40 minutos é possível formalizar-se como MEI e resolver toda a sua situação. É um dos menores tempos do Brasil”, ressalta a coordenadora.
A jovem Isabela Lepera é uma das novas empreendedoras do município que passaram pela experiência de atendimento no Posto Avançado da prefeitura. Atuando no ramo de alimentos e bebidas, com a fabricação de doces caseiros, a empresária se diz satisfeita com a qualidade dos serviços. “O atendimento está muito bom. Pessoas extremamente educadas e solícitas. Minha avaliação é positiva”, declara a empreendedora.
O número de MEIs sofreu queda de 7.016 registros em Ribeirão, entre o final de janeiro e o início de fevereiro deste ano. Caiu de 36.912 para 29.896 microempreendedores na cidade, mas nos meses seguintes voltou a crescer. A explicação para a diminuição pontual é o cancelamento de registros nesse período.
Segundo o Sebrae, os MEIs que tiveram o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídca (CNPJ) excluído são inadimplentes que não fizeram nenhum pagamento dos impostos nos três últimos anos e estavam com as Declarações Anuais do Simples Nacional atrasadas. O Posto Avançado de Atendimento fica no Novo Shopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, e atende de segunda a sexta-feira, das nove às 19 horas, e aos sábados, das nove às 15 horas.