A reunião com os 30 donos de franquias da NBA aprovou nesta quinta-feira (4) o reinício da temporada 2019/2020 no dia 31 de julho, com apenas 22 equipes, em uma instalação em Orlando. A eleição para a retomada do campeonato teve 29 votos a favor e apenas um contra, do mandatário do Portland. A decisão deve ser ratificada pela associação dos jogadores.
“Enquanto a pandemia da Covid-19 ainda nos apresenta um desafio formidável, estamos esperançosos de poder terminar a temporada em uma maneira segura e responsável com base em protocolos rígidos, que agora têm sido finalizados com autoridades de saúde pública e especialistas da medicina. Nós também reconhecemos que, enquanto nos preparamos para voltar aos jogos, nossa sociedade está sofrendo das tragédias recentes de violência racial e injustiça, e nós vamos continuar trabalhando proximamente com nossas equipes e jogadores para usar recursos coletivos e assim influenciar esses temas de maneira real e concreta”, afirmou Adam Silver, comissário da NBA.
A temporada do basquete americano está paralisada desde o dia 11 de março, logo após o pivô francês, Rudy Gobert, do Utah Jazz, testar positivo para a covid-19.
Os jogos, que ocorrerão partir de 31 de julho, serão realizados no complexo Wide World Of Sports, próximo às principais atrações da Disney World em Orlando. No mesmo local também serão feitos os treinamentos e a hospedagem de todos os envolvidos.
Os treinamentos devem ser retomados no dia 30 de junho e em 7 de julho as equipes vão para Orlando. A próxima temporada da liga pode começar já em 1º de dezembro.