Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Nasa recria em 4K paisagem lunar vista pelos astronautas da Apollo 13

Há pouco menos de 50 anos, em 13 de abril de 1970, uma explosão em um tanque de oxigênio a caminho da Lua mudou os planos da Nasa para a Apollo 13. O que seria a terceira missão tripulada a pousar em nosso satélite se tornou uma operação de resgate, com o objetivo de trazer os astronautas James Lowell, John Swigert e Fred Haise de volta à Terra em segurança.

Para isso, a Apollo 13 teria de dar a volta na Lua, o que incluiria um período de oito minutos em escuridão e isolamento total no “lado oculto” de nosso satélite. Agora, graças a dados obtidos pelo satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), a Nasa conseguiu recriar em 4K o que os astronautas viram durante a manobra. O vídeo começa com um belíssimo “pôr da Terra”, quando os astronautas perderam comunicação, e mostra o nascer do sol iluminando a paisagem lunar.

Graças aos dados do LRO é possível ver as crateras e a superfície de nosso satélite com uma nitidez impressionante, muito superior ao que poderia ter sido filmado com câmeras da época. Embora tivesse várias câmeras de TV a bordo, a explosão afetou o sistema elétrico da Apollo 13, forçando o desligamento de qualquer equipamento que não fosse absolutamente essencial à sobrevivência dos astronautas.

Atualmente a Nasa trabalha para retomar as missões tripuladas à Lua, começando em 2024 com o programa Artemis. Talvez em breve seja possível contemplar este cenário ao vivo, em uma livestream direto da órbita lunar.

Fonte: Nasa

Postagens relacionadas

Vacina contra câncer aponta para tratamento mais eficaz e duradouro

Redação 1

Threads passa de 100 mi de usuários

William Teodoro

Primeiro Alfa Romeo elétrico, Tonale é um híbrido plug-in que inclui um NFT

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com