Com a participação de mais de 300 bandas de mais de 80 cidades de 13 estados brasileiros, o concurso de bandas do João Rock 2018 já tem sua vencedora. Em clima de festival, no Teatro de Arena Jaime Zeiger, em Ribeirão Preto, a banda Napkin, de Joinville (SC), conquistou os jurados e foi a melhor na apresentação que aconteceu nesta quarta-feira, 30 de maio.
O grupo agora é responsável por fazer a abertura do festival no Palco João Rock que recebe na mesma noite Skank, Supercombo, Gabriel O Pensador, Pitty, Criolo, Planet Hemp, Raimundos, Cordel do Fogo Encantado e Natiruts. Outras duas bandas, a Voltare (de Rio Claro/SP) e a Ted Marengos (de São Paulo/SP) – que foram escolhidas dentre as 20 mais votadas na primeira fase – também disputaram a final e, após uma apresentação de 30 minutos, os juízes Alê Balbo (administrador, produtor de eventos e proprietário do MGB Studio), Rubinho Fischer (músico, baterista e proprietário da Fischer Drums) e Marcelo Rocci (diretor artístico do João Rock) escolheram a vencedora.
A Napkin é formada pela dupla Kimberly Neves e Natana Alvarenga. Ambas se apresentaram na final do concurso com músicos convidados. Com muito carisma e um show enérgico, desde 2013 conta com dois EP’s lançados, diversos singles e premiações internacionais como no Toronto Independent Music Awards e The Akademia Music Awards, de Los Angeles (EUA).
“Estamos muito felizes em abrir os shows do Palco João Rock. Tudo o que aconteceu nesta noite não foi uma competição, mas união. A música e o rock têm esse poder de unir as pessoas e hoje comemoramos esta união”, afirma a dupla. A final também contou com a apresentação de hip hop freestyle e batalhas de rimas com o grupo Batalha da 7 e de hip hop do grupo Anonimono de Ribeirão Preto, além dos shows de Chavala Talhada e Dinossaurus – banda que tem Ricardo Japinha do CPM22 nos vocais.
A corrida pelos ingressos para o 17º Festival João Rock está na reta final. O evento acontece em 9 de junho no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto. Na programação estão 19 grandes shows de bandas brasileiras de rock, seus subgêneros e ritmos parceiros. Há quatro anos os ingressos para o evento se esgotam com antecedência.
Os acessos aos quatro setores do festival – pista, pista premium, camarote João Rock e camarote Colorado (open bar) – estão à venda através do site oficial (joaorock.com.br) e também nos pontos em Ribeirão Preto – lojas Ophicina localizadas no Shopping Iguatemi e Novo Shopping. Os valores do segundo e último lote, que tem quantidade limitada, variam de R$ 125 a R$ 600.
O cantor e compositor Caetano Veloso e os filhos Moreno, Zeca e Tom vão apresentar canções que fazem parte da história da música popular brasileira e vão fechar o line-up do Palco Brasil, que também recebe Gilberto Gil, Tom Zé e Os Mutantes, em uma homenagem aos 50 anos da tropicália. O repertório deve incluir ainda novos trabalhos do artista.
Ainda no Palco Brasil, o festival terá os projetos Refavela 40 (Gilberto Gil, Anelis Assumpção, Chiara Civello, Mestrinho, Bem Gil e Moreno Veloso) e Ofertório (Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso). No Palco João Rock estarão Raimundos, Skank, Pitty, Gabriel O Pensador, Criolo, Supercombo, Natiruts, Planet Hemp, Cordel do Fogo Encantado e Napkin.
Já no Palco Fortalecendo a Cena, uma vitrine das bandas brasileiras que estão se destacando no rock e suas vertentes, se apresentam: Kilotones, Rael, Froid, Dônica, Sinara e Francisco El Hombre. Como nos anos anteriores, os shows acontecem simultaneamente, e devem somar mais de dez horas ininterruptas de música.