Por: Adalberto Luque
Não há sobreviventes na queda da aeronave da Voepass, ocorrida no início da tarde desta sexta-feira (9), em Vinhedo, região metropolitana de Campinas. O voo 2283 havia saído de Cascavel (PR) com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo.
A chegada do voo no aeroporto de Guarulhos estava prevista para as 13h45, mas o avião entrou em espiral quando sobrevoava Vinhedo. O bimotor ATR 72 tem capacidade para 68 passageiros e quatro tripulantes. Há relatos de que o avião teria passado por uma área onde forma gelo e isso poderia causar a queda. Mas não há confirmações oficiais.
O avião caiu ao lado de uma casa na Rua Urbana Meirelles Junqueira, Jardim Florido. Houve uma explosão assim que a aeronave tocou o solo, seguida de incêndio. O avião ficou completamente destruído.
Às 17h15 o Corpo de Bombeiros divulgou nota informando que suas equipes concluíram os trabalhos de combate às chamas e resfriamento no local da ocorrência do acidente. Com isso, a área foi liberada para o trabalho de perícia por parte do Centro de Investigações e Prevenção a Acidentes (Cenipa) e da Polícia Técnico-Científica.
O trabalho de resgate e identificação das vítimas será feito no local e os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), na cidade de São Paulo, que foi reforçada com mais de 20 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia. Estão seguindo da Capital para Vinhedo cinco especialistas de recolha de corpos.
Um gabinete de crise e um posto de comando avançado, com agentes de forças de segurança e salvamento do governo de São Paulo, integrantes dos setores de aviação civil e Ministério da Aeronáutica e assistentes sociais.
Nota da Voepass
A companhia aérea divulgou uma nota às 17h20. Leia a íntegra a seguir.
“A Voepass Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283 – avião PS – VPB, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR às 11h46 com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes. A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local.”
“Neste momento, a VOEPASS Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente.”
E prossegue: “Informações para familiares, colaboradores e interessados também podem ser obtidas por meio do telefone 0800 9419712, disponível 24h. A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.”
Os mortos
Na queda, morreram todos os quatro tripulantes: comandante Danilo Romano, copiloto Humberto Alencar, comissária Débora Soper e a comissária Rubia Lima. A seguir, a lista de todos os passageiros que seguiam no voo.