Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Nany People e última peça dirigida por Jô Soares são destaques do 8º Festival Nacional de Teatro de RP

Teatro Municipal recebe atriz com o espetáculo "Então...Deu No Que Deu" neste sábado (17). Peça “Gaslight - uma Relação Tóxica" acontece no domingo (18). Tudo gratuito e aberto ao público (Divulgação)

O 8º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto apresenta neste sábado, dia 17 de agosto, às 17h30, o espetáculo “Os 3 Porquinhos e Volta do Lobo Mau” no Teatro Bassano Vaccarini – Unaerp, localizado na Avenida Costabile Romano, 2201 Ribeirânia. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Com texto e direção de Fábio Agueda e Fernando Alves, a peça é uma divertida continuação do clássico infantil. O temido e atrapalhado Lobo Mau está de volta e vai fazer de tudo para entrar na casinha de tijolos. Uma peça baseada no universo do HQ, com realização da Cia Teatral Viajantes.

Ainda no sábado (17), às 20 horas, a atriz Nany People, madrinha homenageada do festival apresenta o espetáculo “Então…Deu No Que Deu”. A peça reúne trechos de seus três solos de stand-up atualmente em cartaz em todo o país: ‘Nany é Pop!’, ‘Sob Medida’ e ‘TsuNANY’. Gratuito mediante a retirada de ingresso 1h antes na bilheteria.

Uma oportunidade única de se divertir com o melhor da humorista mineira. Entre os temas abordados nas histórias contadas pela atriz, estão experiências, impressões e vivências adquiridas em diversas situações e lugares do mundo em seus quase 50 anos de carreira; sátiras do cotidiano que Nany gosta de trazer para provocar o público, como os bons e dos maus hábitos da vida moderna, especialmente os tecnológicos e sua ligação profunda com a nossa vida social, econômica e sexual; além de muita interatividade com o público, uma de suas marcas.

No domingo, 18 de agosto, às 17 horas, a Sala Clara Cauchick, no Shopping Santa Úrsula, recebe a oficina “Dramaturgia: Como contar histórias com diálogos”.

Durante a oficina, que será ministrada pelo escritor contemporâneo, ator e diretor de Teatro Jean Ávila, serão estabelecidas orientações sobre a prática criativa, construção de ambientes estimulantes, desbloqueio para a escrita, texto dramatúrgico, desprendido das técnicas formais. Em foco será estabelecido uma relação com a leitura, conduzindo um aprendizado de como interpretar e analisar textos dramatúrgicos.

Ainda no domingo, às 20 horas, o Teatro Municipal recebe o espetáculo “Gaslight – Uma Relação Tóxica”. Último trabalho de Jô Soares no teatro, “Gaslight” é um dos maiores sucessos da Broadway. Gratuito mediante a retirada de ingresso 1h antes na bilheteria.

Escrita originalmente pelo britânico Patrick Hamilton, a peça é baseada no filme homônimo sobre abuso psicológico nos relacionamentos afetivos e retrata um casal em conflito. O doce e apaixonado Jack após o casamento, sob a alegação de que sua esposa, Bella, sofre de algum desequilíbrio mental, revela-se um homem menos cordial. Ela, ao buscar o amparo do companheiro para lidar com a suposta doença, encontra apenas resistência. O cenário é acompanhado pela fiel governanta Elizabeth, pela jovem arrumadeira Nancy e pelo inspetor de polícia Ralf, que possui uma ligação curiosa com a casa habitada pelo casal. Uma história carregada de mistério, suspense e humor. No elenco, Érica Montanheiro, Giovani Tozi, Maria Joana, Gustavo Merighi e Mila Ribeiro. Jô assinou a tradução, a adaptação, além da direção do texto com Matinas Suzuki Jr e Mauricio Guilherme.

Sobre o FNTRP

O Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto é um evento de artes cênicas, de abrangência nacional, que envolve artistas, grupos selecionados e convidados, promovendo a valorização da diversidade cultural de Ribeirão Preto, formação de plateias e o intercâmbio artístico em um grande encontro da cena cultural.

Em sua oitava edição, o festival acontece de 16 de agosto a 1º de setembro, tendo como palco principal o Teatro Municipal, além de apresentações em outros espaços culturais, praças e parques da cidade.

Serão 35 espetáculos, 9 oficinas e 3 performances, tendo como palco principal o Teatro Municipal, além de espaços alternativos, parques, praças e teatros.

Durante os 17 dias do Festival, o público poderá acompanhar duas mostras: uma Nacional e outra Local; e também espetáculos convidados e incentivados por Leis de Incentivo. O festival traz ainda uma novidade: o Prêmio Pedro Paulo, com uma mostra Local e outra Nacional, para homenagear esse importante artista, diretor do grupo Travessia e batalhador pelas causas da negritude. Além disso, a atriz Nany People será a madrinha homenageada na 8ª edição do Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto.

O 8º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto recebeu mais de 300 inscrições de grupos, espetáculos e atividades cênicas. Foram 299 inscrições para participar das Mostras Nacional e Local e 14 para atividades que possuem projetos aprovados via leis de incentivo. A seleção dos trabalhos foi realizada por um júri formado por três profissionais capacitados e experientes na área. Os trabalhos inscritos foram avaliados por Vitor Hugo Vieira, Leona Jhovs e Jô Santana. A debatedora oficial será Deborah Finocchiaro.

A programação completa de espetáculos e oficinas pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/culturaeturismo) ou pelo instagram do FNTRP (@fntribeirao). A realização é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.

Serviço

Espetáculo: “Os 3 Porquinhos e Volta do Lobo Mau”
Data: sábado, dia 17 de agosto
Horário: às 17h30
Local: Teatro Bassano Vaccarini – Unaerp
Endereço: Avenida Costabile Romano, 2201 – Ribeirânia
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Ingressos: gratuito mediante retirada 1h antes na bilheteria
Realização: Núcleo Arte, Cultura Unaerp

Espetáculo: “Nany People em “Então… Deu no que deu”
Data: sábado, dia 17 de agosto
Horário: às 20 horas
Local: Teatro Municipal
Endereço: Alto do São Bento s/nº
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: gratuito mediante retirada 1h antes na bilheteria
Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Oficina: Dramaturgia: Como contar histórias com diálogos
Data: domingo, dia 18 de agosto
Horário: às 17 horas
Local: Sala Clara Cauchick – Shopping Santa Úrsula
Endereço: Rua São José, 933 – Centro
Capacidade: 20 pessoas
Classificação: livre
Realização: Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Espetáculo: “Gaslight – Uma Relação Tóxica”
Data: domingo, dia 18 de agosto
Horário: às 20 horas
Local: Teatro Municipal
Endereço: Alto do São Bento s/nº
Duração: 100 minutos
Classificação: 12 anos
Ingressos: gratuito mediante retirada 1h antes na bilheteria
Realização: Brica Braque Produções, Tozi Produções, Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Programação completa:
Acesse o site da Prefeitura Municipal: www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/culturaeturismo ou o Instagram do FNTRP: @fntribeirao

Postagens relacionadas

SP irá destinar R$ 189 mi para renda básica de 63 mil profissionais da cultura

Redação 1

Cerca de 2,5 mil porções de cocaína são apreendidas em Ribeirão Preto

Redação 7

A incrível experiência de avistar baleias 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com