O varejo de Ribeirão Preto projeta aumento médio entre 7% e 10% nas vendas do Dia dos Namorados, celebrado na próxima segunda-feira, 12 de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. O tíquete médio do presente deve variar entre R$ 180 e R$ 230.
Em 2022, as vendas do comércio ribeirão-pretano avançaram 1,14% em junho, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar das celebrações do Dia dos Namorados, houve queda de 5,23%, em média, em relação a maio, segundo a pesquisa.
O levantamento é pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). A cidade costuma registrar média de vendas acima da nacional por já ser um consolidado polo de consumo regional.
“Milhares de consumidores de municípios próximos optam por fazerem suas compras no Comércio Tradicional ou nos shoppings de Ribeirão, devido à grande variedade de produtos, preços e promoções”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.
“Com o horário especial do comércio no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, dia 8 (abertura facultativa, das nove às 18 horas) e mais o sábado (10), a tendência é de que tenhamos lojas movimentadas nesses próximos dias”, emenda o pesquisador do CPV.
Campeões de vendas
A pesquisa também apurou que os segmentos campeões de vendas serão: roupas; lingeries e peças íntimas; calçados, bolsas e acessórios; perfumes, cosméticos e maquiagem; bombons e chocolates; e flores.
A projeção é de que outros segmentos também tenham impacto positivo, como o de bares e restaurantes, hotéis e motéis, turismo e viagens, salões de beleza e tratamentos estéticos, entre outros. O CPV projeta que 65% dos consumidores têm a intenção de presentear no Dia dos Namorados.
O índice está um pouco acima da média nacional estimada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, que é de 61%. A pesquisa também aponta que desses, 65% que pretendem ir às compras.
Outros 36% têm intenção de gastar um pouco mais do que no ano passado, enquanto 12% têm intenção de gastar menos. Também que 34% dos consumidores vão comprar presentes mesmo com outras contas em atraso e 12% deixarão de pagar alguma conta para poder presentear no Dia dos Namorados.
“Tudo indica que a grande maioria dos consumidores não vai deixar de aproveitar oportunidades de comprar pagando menos, exercitando a criatividade. Alguns até estão dispostos a fazer sacrifícios financeiros para agradar a pessoa amada”, diz.
Porém, Galli Alberto ressalta que “o risco será calculado, sempre de olho no orçamento. E essa cautela se justifica muito pela incerteza provocada pela atual política econômica que não dá sinais claros de estabilidade para o segundo semestre de 2023”, finaliza.