O nadador ribeirão-pretano Pedro Motta, de 17 anos, da equipe N1/Moura Lacerda (Natação 1limitada/Centro Universitário Moura Lacerda) e que conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes aparece em três situações no ranking de melhores do mundo, divulgado pela FINA – Federação Internacional de Natação, nesta semana. Motta é um dos melhores do mundo, na categoria nascidos em 2001, nos 100m medley, 100m costas e 50m costas, em piscina curta.
As expressivas marcas foram conquistadas no Troféu José Finkel, que corresponde ao Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação em piscina curta, de 25 metros. Motta que é recordista sul-americano, brasileiro e paulista no juvenil, nadou ao lado de atletas experientes e chegou às finais. O José Finkel foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto.
No dia 26 de agosto Motta cravou 25’’07 nos 50m costas, terceira melhor marca mundial do ano. Um dia depois fez, nos 100m costas, 54’’24, também o terceiro melhor tempo do mundo. E no último dia de competição, nos 100m medley, bateu 56’’84, a segunda melhor marca mundial de 2018.
Para os especialistas, o jovem nadador ribeirão-pretano deixou de ser uma promessa e passou a ser uma esperança brasileira nas próximas competições internacionais, como Mundial e Olimpíadas.