Uma plataforma que conecta e apoia pessoas através de conversas individuais, com respeito e empatia. Essa é a Sabiah (http:// sabiah.org/), que segundo seus idealizadores é um “lugar onde as inquietações, aspirações, incertezas e sonhos são ouvidos atentamente e novas perspectivas são colocadas através de um de nossos ‘conselheires voluntáries’”.
A Sabiah nasceu através de um post no LinkedIn feito no início da quarentena, quando a fundadora, Mariana Busani, se voluntariou para ajudar quem precisasse falar sobre carreira ou futuro profissional. No entanto, ela não esperava a quantidade de mensagens que recebeu. Com isso, outras amigas se envolveram na iniciativa e dividiram a agenda de conversas e juntas transformar essa ação em uma plataforma.
Segundo os idealizadores, objetivo é promover conversas individuais, gratuitas e online para qualquer pessoa. O grupo é formado por conselheiras e conselheiros voluntários, que são pessoas comuns que se disponibilizaram a doar um tempo, ouvido e experiências com quem precisa.
“Quando iniciamos o projeto, muitas pessoas haviam perdido seus empregos devido à pandemia, então conversávamos sobre carreira, recolocação no mercado e futuro profissional. Com os retornos que tivemos das primeiras conversas, percebemos que mais do que falar sobre carreira, havia um valor muito grande nas conversas em si, na escuta com atenção, na empatia e na intenção de ajudar. Acreditamos que conversas de qualidade podem nos ajudar a tirar planos do papel, nos mostram novos caminhos e nos inspiram a continuar apesar das dificuldades”, diz Mariana Hiromi, uma das conselheiras.
Como funciona
O interessado acessa a plataforma online, escolhe o tema que gostaria de conversar e agenda a conversa. Os conselheiros possuem experiência de vida em diferentes áreas desde uma mudança de carreira profissional, maternidade ou um assunto mais específico. Todas as conversas são gratuitas, online, confidenciais e individuais.