O Santos pode perder um de seus principais jogadores na temporada passada, o meio-campista venezuelano Soteldo, 22 anos. O jogador tem proposta do Atlético Mineiro e o Santos está sendo pressionado pelo Huachipato, ex-time de Soteldo e que possui 50% do passe do atleta, a fazer negócio com o clube mineiro.
Por contrato, caso o Peixe se recuse a vender o jogador, o clube paulista fica obrigado a comprar os outros 50% pertencentes ao Huachipato, do Chile, por 6 milhões de dólares.
A presença de Rafael Dudamel no comando técnico do Atlético é um trunfo dos mineiros, já que Dudamel foi treinador de Soteldo na seleção venezuelana. Vale lembrar que o baixinho não foi nem relacionado para o duelo entre Corinthians e Santos, nesse domingo (9), pelo Paulistão. O Peixe informou que o atleta alegou desgaste físico, já que estava com a seleção venezuelana sub-23.
O time chileno é um forte aliado do Galo na tentativa de contratar Soteldo e já manifestou a sua preferência na negociação.
Além disso, o Santos deve 3,3 milhões de dólares (R$ 14 milhões na conversão atual) ao Huachipato, valor referente aos 50% dos direitos econômicos adquiridos pelo Peixe em 2019.
Isso significa que, para ficar com Soteldo, o Santos precisa assumir uma dívida de 9,3 milhões de dólares (R$ 39,5 milhões, aproximadamente), já que os 3,3 milhões se juntam aos 6 milhões do preço “fixado” pelos 50% que ainda são do Huachipato.