Tribuna Ribeirão
Artigos

Na aula, atenção em dobro

Na última segunda-feira, dia 14 de março, lançamos o projeto “Todos Juntos”, implementado pela Secretaria Mu­nicipal da Educação. Com isso, os alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental passarão a ter, a partir de abril, dois professores em salas de aula, ao invés de um. A medida tem como objetivo recuperar a defasagem que estes estudantes tiveram nos quase dois anos que deixaram de frequentar as aulas presencialmente no período mais crítico da pandemia de covid-19, que ainda persiste entre nós, felizmente com indicadores melhores que em tempos passados.

A medida é anunciada quase dois anos após anunciarmos a suspensão temporária das aulas presenciais, no dia 15 de março de 2020. Na época, as aulas não foram suspensas imediatamen­te, mas uma semana depois, no dia 23 de março. Estávamos longe de imaginar, naquele início de pandemia, que a suspensão duraria tanto tempo e nossos alunos tivessem tantos prejuízos, apesar do esforço em oferecer ensino à distância (principalmente pela TV Câmara), material impresso para ser utilizado em casa e serviços digitais para resposta a eventuais dúvidas.

Em uma avaliação diagnóstica, realizada no ano passado na rede municipal, foi constatada uma defasagem na aprendizagem, notadamente em relação à leitura, escrita e cálculos dos alunos que estão nos anos iniciais do ensino fundamental, entre o 1º e 4º anos. Por isso, entre outras ações implantadas, esse projeto vem com um olhar individualizado ao atendimento do aluno, que tanto foi penalizado durante a pandemia. Agora o atendimento a estes estudantes será mais direto, com respostas mais rápidas e melhor aprendizado.

Após o período de formação dos professores contratados, o 2º professor estará todos os dias na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental e trabalhará em parceria com o titular. O projeto terá início, efetivamente, no final de abril, para execução no 2º, 3º e 4º bimestre. Duas avaliações do programa, em maio e em dezembro, serão realizadas para aferir seu processo e a cria­ção de uma nova proposta para o ano letivo de 2023.

A nossa maior aposta é na educação, porque já está mais que comprovado que onde há mais investimento na educação há me­lhores profissionais e pessoas aptas ao desenvolvimento das mais diferentes funções, o que eleva a empregabilidade e o aumento de produção e da produtividade. E não temos economizado na decisão de investir. Estamos climatizando mais de mil salas de aula. Em 22 escolas e duas áreas administrativas a climatização está completa. Estamos também adquirindo 2.500 novos compu­tadores, com 1.500 já entregues.

Ao cuidar do ambiente interno das escolas, não deixamos de lado as áreas externas. Com uma ação inédita e investimentos de R$ 5,4 milhões, trabalhamos no reverdejamento das unidades escola­res, ampliando a arborização dos espaços e a qualidade de vida de professores e alunos. Essa é uma forma de cuidar do conjunto, com o objetivo de beneficiar a todos, sem deixar ninguém para trás.

Além do projeto Todos Juntos, estamos desenvolvendo várias outras ações, como a implantação do Programa Municipal de Alfabetização e Letramento; ampliação da carga horária, com a implantação da 6ª aula para os estudantes do ensino fundamen­tal; recuperação paralela, no contraturno escolar, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática; salas de estudos e labora­tórios de informática; oficinas práticas de leitura e matemática e a reestruturação da Língua Inglesa, com o oferecimento de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino fundamental e a ampliação para cinco aulas semanais para os anos finais do fundamental, além de novo material didático.

Postagens relacionadas

O piso nacional do magistério público  

Redação 2

Qual igreja devemos ser? Ortodoxa ou Ortoprática?

Redação 1

O deserto florido 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com