O Poupatempo realiza neste sábado, 18 de março, o primeiro mutirão do mês voltado para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). São 11.000 vagas distribuídas em todos os postos do Estado de São Paulo, para atender os motoristas que precisam regularizar a situação. Uma nova rodada acontecerá no dia 25.
Nos mutirões de janeiro e fevereiro, as iniciativas somaram 38,5 mil atendimentos em todo o estado. Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação, conforme a data prevista em cada documento.
Quem tem a habilitação válida em março deve renovar em, no máximo, 30 dias após o vencimento. A renovação também pode ser feita nos 30 dias que antecedem a validade. Além disso, as CNHs vencidas em julho de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também precisam atualizar o documento até o final deste mês.
O prazo máximo para regularização das CNHs vencidas entre junho e dezembro de 2022 vai até 31 de agosto deste ano. O agendamento obrigatório para o atendimento presencial está disponível desde quarta-feira (15) e deve ser feito previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento e no assistente virtual, chamado P, disponível também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
Motoristas podem consultar o agendamento no site www.poupatempo.sp.gov.br. No ano passado, o Poupatempo realizou 4,4 milhões de atendimentos para solicitações de renovação de CNH. Mais de 2,6 milhões (60%) foram realizadas de forma online. A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP.
Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.
Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico. Deve ser feito em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos.
Multa
A punição em caso de fiscalização de trânsito para quem não regularizar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47. Em Ribeirão Preto, fica no Novo Shopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, bairro Nova Ribeirânia, na Zona Leste da cidade. Atende das nove às 13 horas. A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP.