O músico, saxofonista, compositor e produtor ribeirão-pretano Jorge Nascimento e o bandolinista e também compositor Tiago Santos serão os representantes brasileiros no “I Festival Sonamos Latino América Virtual 2020”, nascido e idealizado na Argentina e que integra uma rede de cancionistas e instrumentistas espalhados por três continentes – América Latina, Europa e Oceânia.
Segundo Jorge Nascimento, “este festival chega num momento oportuno porém, delicado em nossa história por causa da pandemia que assola o mundo, músicos das mais variadas vertentes e espalhados pelos os três continentes, se unem para disponibilizar (gratuitamente), suas obras musicais cantadas e/ ou tocadas utilizando as plataformas digitais através das mídias sociais”, explica.
Tamanha iniciativa é uma ação derivada de outro festival físico intitulado “Sonamos Latino América”. Assim, tal qual o seu idealizador, o músico argentino Oscar Poli Gomitolo, “a ideia principal do festival sempre foi unir as múltiplas culturas latinas e suas raízes. Agora, pelo o que o mundo está passando, temos essa possibilidade de produzir este I festival virtual tendo como colaboradores, diversos músicos espalhados por todo o mundo”, aponta o músico.
Ao todo, serão 80 músicos representando aproximadamente 20 países estarão se apresentando entre os dias 19 e 28 de junho, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo via Facebook. Carioca por registro de nascimento, Jorge Nascimento nasceu na freguesia de Inhauma (RJ), mas mora em Ribeirão Preto, onde passa a maior parte do tempo.
Jorge Nascimento
A música veio à sua vida quando ele tinha apenas 18 anos, mas desde os 14 ele já estava na arte. Devido à necessidade de produzir e realizar projetos na área de música instrumental, ele instituiu a XiRê Produções e Eventos em 2008. Desde então, ele passou por parceiros reconhecidos, desenvolvendo eventos relevantes na área de música instrumental e canções de autor. É um dos fundadores do grupo “É Tudo Cena Dela”.
É produtor e músico do CD “Hoje é o dia de Jorge”, finalista no projeto Festival de Música (extinto Prêmio TIM de Música). Finalista do gênero instrumental do Projeto Mapa Cultural Paulista, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Foi músico convidado do 11º Encontro da música infantil em Bogotá (Colômbia) com o grupo de Márcio Coelho e Ana Favareto.
Jorge Nascimento concebeu, produziu e executou o projeto “Vertentes”, de música instrumental, autor de canções de artistas de Ribeirão Preto. O mesmo ocorreu em parceria com o Sesc Ribeirão Preto, de fevereiro de 2012 a setembro de 2013, terminando com o músico instrumentista Filó Machado
Em 2013, foi convidado a participar do “Sonamos – Festival Latino-Americano de Música Tradicional” por suas composições. Criador, produtor e curador do “I Festival de Solidariedade ao Jazz do Brasil”, evento de caridade realizado em 18 de junho de 2017 com a presença de mais de 20 grupos instrumentais de vários segmentos que se apresentam no mesmo palco em doze horas de música ininterrupta.
Atualmente, é produtor e diretor do projeto “Duos” com Benjamim Taubkin, além da elaboração do “IV Ribeirão Jazz Solidário + Sonamos América Latina 2020”, agora em sua versão internacional.
Tiago Santos
O músico, compositor, pesquisador e bandolinista Tiago Santos lançou em março seu terceiro álbum, o CD “O bandolim polifônico de dez cordas”. O disco é resultado do trabalho de mestrado profissional em música que ele concluiu em 2019. Também é multi-instrumentista e arranjador.
Já realizou shows e apresentações como solista à frente de grupos musicais e orquestras, ao lado de nomes como Luciana Rabello, Nailor Proveta, Benjamim Taubkin, Zé da Velha e Silvério Pontes, Aleh Ferreira, Danilo Brito, Milton Mori, Alessandro Penezzi, Emiliano Castro, entre outros, além de participar como músico e arranjador em gravações diversas. Tem três álbuns gravados: “Chorobossambando”, “Nosso tempo” e “O bandolim polifônico de dez cordas”.