Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Musical infantil “Maria da Luz” estreia no SESI de RP

Inspirado no livro homônimo do multiartista uruguaio Rafael Curci, espetáculo faz temporada durante dois sábados de fevereiro no Teatro do SESI Ribeirão Preto (SP). A entrada é franca (Divulgação)

De repente, a escuridão! E qual o remédio para tirar um pequeno vilarejo localizado nas cordilheiras desse tamanho breu? Apenas um: contar com o apoio de uma menina que emana luz pelos olhos. Mergulhado nesse tom de realismo fantástico, recontado em cena a partir da multilinguagem cênica, com música, máscara e teatro de bonecos, a premiada Cia. dos Náufragos, de Campinas (SP), encena o seu mais novo espetáculo: o musical infantil Maria da Luz.

Marca da identidade da companhia, que se inspira em obras literárias para a confecção de seus espetáculos, o musical infantil Maria da Luz nasceu do fascínio do grupo pelo livro homônimo assinado pelo autor e multiartista uruguaio Rafael Curci, com ilustrações de Ana Muriel. Por sinal, a obra integra a coletânea As Três Marias, uma trilogia de contos breves situados em diferentes povoados da América Latina.

Para conhecer a narrativa, o espectador precisará viajar até um vilarejo longínquo chamado Tokonar. Nesse local de escuridão, isolado entre as montanhas das cordilheiras, nasce uma menina com um dom muito peculiar: o de emanar luz pelos olhos. Com a falta de iluminação e o desarranjo de uma promessa de eletricidade, somente a luz de uma criança é a esperança para a sobrevivência da comunidade.

A companhia

A Cia. dos Náufragos foi criada em 2014, em Campinas, pelos atores-músicos Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela, ambos formados em Artes Cênicas pela Unicamp. O grupo desenvolve, desde sua criação, uma pesquisa artística a partir de dois temas centrais: o teatro narrativo e a palavra falada, e a exploração da música como dramaturgia de cena. Dentre as montagens da companhia, podemos destacar o espetáculo de rua A Ilha Desconhecida, baseado na obra do Nobel José Saramago, a peça de máscaras Contos para enganar a morte, inspirada obra homônima do escritor Ricardo Azevedo, e o musical infantil Destroca, livre adaptação do livro O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados, de Neil Gaiman. Em 2023, o grupo estreia Maria da Luz, espetáculo infantil de máscaras inspirado na obra homônima de Rafael Curci.

Serviço

Espetáculo: Maria da Luz, da Cia. dos Náufragos
Quando: Sábados (10/2 e 24/2), às 17h.
Onde: Teatro do SESI Ribeirão Preto (Rua João Ignachiti, 20-364, Jardim Castelo Branco, em Ribeirão Preto/SP)
Quanto: entrada é franca, com reserva pelo site do SESI (https://www.sesisp.org.br/evento/96e1a7db-521c-456f-9d7c-0ea07e40e602/maria-da-luz).
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Informações | Instagram: @ciadosnaufragos

 

 

Postagens relacionadas

Leitura no Cárcere – Jornada destaca remição de pena

Redação 1

Bolsonaro suspende nomeação de Sérgio Camargo à presidência da Fundação Palmares

Redação 1

Cia. Quadro Negro realiza última apresentação de “Quartos Ficcionais”

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com