Tribuna Ribeirão
Cultura

Musical Carmen, a Grande Pequena Notável ganha temporada gratuita no Teatro do Sesi Ribeirão Preto

Com a proposta de apresentar a trajetória de Carmen Miranda (1909-1955) para toda a família, o musical Carmen, a Grande Pequena Notável, dirigido por Kleber Montanheiro, ganha temporada, pela primeira vez, gratuita no Teatro do Sesi Ribeirão Preto.

As apresentações acontecem nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de julho, sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, e os ingressos podem ser reservados de graça, por meio da plataforma Meu SESI.

Visto por milhares de pessoas, o espetáculo estreou em 2018 no CCBB São Paulo, no contexto das comemorações aos 110 anos de Carmen Miranda.

O elenco conta com a participação de Amanda Acosta, no papel da protagonista, além de Daniela Cury, Gustavo Rezende, Luciana Ramanzini, Jonathas Joba, Júlia Sanches e Roma Oliveira. Os músicos Maurício Maas, Betinho Sodré, Monique Salustiano e Wagner Passos também estão em cena no palco do Teatro do Sesi Ribeirão Preto.

O espetáculo celebra e homenageia a grande personalidade que foi Carmen Miranda, em memória ao seu legado enquanto artista na cultura popular brasileira.

O musical é inspirado no livro homônimo de Heloísa Seixas e Julia Romeu, vencedor do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não Ficção (2015) e tem como proposta apresentar o universo artístico da homenageada.

Portuguesa radicada no Brasil, ela se tornou um dos maiores símbolos da cultura brasileira para todo o mundo. Para contar sua história, a produção adota a estrutura, a estética e as convenções do Teatro de Revista Brasileiro, grande destaque na época, no qual Carmen Miranda também se destacou.

“Utilizamos a divisão em quadros, o reconhecimento imediato de tipos brasileiros e a musicalidade presente, colaborando diretamente com o texto falado, não como um apêndice musical, mas sim como dramaturgia cantada”, explica o diretor Kleber Montanheiro.

A encenação tem a proposta de preservar a memória sobre a pequena notável, como a cantora era conhecida, e a época em que ela fez sucesso tanto no Brasil como nos Estados Unidos, entre os anos de 1930 e 1950. Por isso, os figurinos da protagonista são inspirados nos desenhos originais das roupas usadas por Carmen Miranda; já as vestes dos demais personagens são baseadas na moda dessas décadas.

“As interpretações dos atores obedecem a prosódia de uma época, influenciada diretamente pelo modo de falar ‘aportuguesado’, o maneirismo de cantar proveniente do rádio, onde as emissões vocais traduzem um período e uma identidade específica”, revela Montanheiro.

A cenografia reproduz os principais ambientes propostos pelo livro. Esses espaços físicos são o porto do Rio de Janeiro, onde Carmen desembarca criança com seus pais; sua casa e as ruas da Cidade Maravilhosa; a loja de chapéus, onde Carmen trabalhou; o estúdio de rádio; os estúdios de Hollywood e as telas de cinema; e o céu, onde ela foi cantar em 5 de agosto de 1955. Cada cenário traz ao fundo uma palavra composta com as letras do nome da cantora em formatos grandes. Por exemplo, a palavra MAR aparece no porto, e MÃE, na casa dos pais da cantora.

Serviço 

Carmen, a Grande Pequena Notável, com direção de Kleber Montanheiro
Temporada: 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de julho, sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h

Teatro do Sesi Ribeirão Preto

Ingressos: gratuitos. As reservas para as apresentações da semana são disponibilizadas pela plataforma Meu SESI (https://www.sesisp.org.br/eventos 

Classificação: Livre. Recomendado para crianças a partir de 5 anos
Duração: 80 minutos

Postagens relacionadas

Livro retrata cotidiano de crianças que precisam trabalhar

Redação 1

STF decide que ‘cota de tela’ para cinema nacional é constitucional

William Teodoro

RRM garante vagas nos EUA e Barretos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com