Tribuna Ribeirão
Cultura

Museu Portinari anuncia projetos

FOTO: DIVULGAÇÃO

As atividades do #Cultu­raEmCasa do Museu Casa de Portinari estão repletas de no­vidades nesta semana. Oficinas educativas, exibição de projetos e campanha são as opções de diversão e conhecimento para o público acessar online. Nesta terça-feira, 21 de julho, a edu­cadora do equipamento Letícia Toloi falará, em vídeo, sobre o “Portinari Desenhista”. Com o objetivo de revelar todas as facetas do artista, essa edição mostrará como os desenhos de Portinari representam um diá­rio minucioso de todas as so­luções e evoluções da sua obra.

Para a criançada aproveitar o período de isolamento com mais criatividade e imaginação, a oficina semanal do “Diversão em casa” resgatará uma anti­ga brincadeira da infância de Candinho: o jogo da velha. Na quinta-feira (23), o educador Vitor ensinará como fazer o seu próprio jogo e integrar toda a família. Além disso, esse clássico desenvolve a percepção visual (atenção, discriminação e me­mória), a orientação espacial, a coordenação motora (en­caixe) e visa, principalmente, o trabalho com a previsão de consequências (planejamen­to futuro) e lógica, bem como permite ampliar conceitos (e utilização) dos planos horizon­tal, vertical e diagonal.

Essa ação atende, também, as pessoas com deficiência visu­al. Na sexta-feira (24), o Museu Casa de Portinari inicia, virtual­mente, a campanha “Mude para salvar o mundo”. Por meio das redes sociais serão oferecidas dicas para transformar hábitos rotineiros em prol do meio am­biente. Sábado (25) e domingo (26) serão dias para conhecer os trabalhos elaborados e re­alizados pelo projeto ”Museu Casa de Portinari – 50 anos em documentos”, em que a equipe de documentação explica qual a importância da assinatura no li­vro tombo, que, geralmente, fica na entrada dos equipamento.

Já o “Programa de Acervo e Conservação” conectará os visi­tantes virtuais a outros espaços e paisagens de Brodowski: os Caminhos de Portinari, terri­tórios da memória do artista e da comunidade e que são pre­servados pela instituição. Nessa edição será apresentada a Cape­la de Santo Antônio, Coreto, Es­tação e o Bebedouro Público de Animais. Toda a programação integra a campanha #Cultura­EmCasa do governo do Estado. Mais informações sobre a agen­da no site www.museucasade­portinari.org.br ou pelas redes sociais @museucasadeportinari.

Menino de Brodowski
Museu Casa de Portinari comunica, com pesar, que fa­leceu o senhor Arduíno Heitor Morando, eternizado na obra plástica de Candido Portina­ri. O serralheiro aposentado morreu na sexta-feira (17), aos 83 anos, por complicações provocadas por coronavírus. O idoso era o último persona­gem vivo da série de pinturas “Meninos de Brodowski”, em que Candido Portinari (1903- 1962) retratou as crianças de sua cidade natal.

Postagens relacionadas

Teatro GT apresenta Diego Besou e Padre Patrick no Teatro Pedro II

Redação 2

Ator encena a própria história em ‘Galo Índio’

Redação 1

Turnê traz balé russo ao Pedro II

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com