As atividades do #CulturaEmCasa do Museu Casa de Portinari estão repletas de novidades nesta semana. Oficinas educativas, exibição de projetos e campanha são as opções de diversão e conhecimento para o público acessar online. Nesta terça-feira, 21 de julho, a educadora do equipamento Letícia Toloi falará, em vídeo, sobre o “Portinari Desenhista”. Com o objetivo de revelar todas as facetas do artista, essa edição mostrará como os desenhos de Portinari representam um diário minucioso de todas as soluções e evoluções da sua obra.
Para a criançada aproveitar o período de isolamento com mais criatividade e imaginação, a oficina semanal do “Diversão em casa” resgatará uma antiga brincadeira da infância de Candinho: o jogo da velha. Na quinta-feira (23), o educador Vitor ensinará como fazer o seu próprio jogo e integrar toda a família. Além disso, esse clássico desenvolve a percepção visual (atenção, discriminação e memória), a orientação espacial, a coordenação motora (encaixe) e visa, principalmente, o trabalho com a previsão de consequências (planejamento futuro) e lógica, bem como permite ampliar conceitos (e utilização) dos planos horizontal, vertical e diagonal.
Essa ação atende, também, as pessoas com deficiência visual. Na sexta-feira (24), o Museu Casa de Portinari inicia, virtualmente, a campanha “Mude para salvar o mundo”. Por meio das redes sociais serão oferecidas dicas para transformar hábitos rotineiros em prol do meio ambiente. Sábado (25) e domingo (26) serão dias para conhecer os trabalhos elaborados e realizados pelo projeto ”Museu Casa de Portinari – 50 anos em documentos”, em que a equipe de documentação explica qual a importância da assinatura no livro tombo, que, geralmente, fica na entrada dos equipamento.
Já o “Programa de Acervo e Conservação” conectará os visitantes virtuais a outros espaços e paisagens de Brodowski: os Caminhos de Portinari, territórios da memória do artista e da comunidade e que são preservados pela instituição. Nessa edição será apresentada a Capela de Santo Antônio, Coreto, Estação e o Bebedouro Público de Animais. Toda a programação integra a campanha #CulturaEmCasa do governo do Estado. Mais informações sobre a agenda no site www.museucasadeportinari.org.br ou pelas redes sociais @museucasadeportinari.
Menino de Brodowski
Museu Casa de Portinari comunica, com pesar, que faleceu o senhor Arduíno Heitor Morando, eternizado na obra plástica de Candido Portinari. O serralheiro aposentado morreu na sexta-feira (17), aos 83 anos, por complicações provocadas por coronavírus. O idoso era o último personagem vivo da série de pinturas “Meninos de Brodowski”, em que Candido Portinari (1903- 1962) retratou as crianças de sua cidade natal.