Você sabia que a Capela de Santo Antônio, em Brodowski, abriga a tela “Santo Antônio”, de Candido Portinari (1903- 1962)? Conheça mais sobre a obra na exposição virtual que será realizada pelo Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, gerida pela Acam Portinari.
A exposição virtual “Santo Antônio” está repleta de informações e dados históricos sobre a construção da primeira Igreja Matriz de Brodowski, tela “Santo Antônio”, de Portinari, e sobre a praça Candido Portinari, além de fotografias de obras do artista, pelas lentes do fotógrafo Leandro Lé, entre vários conteúdos da temática.
A mostra começa neste domingo, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, às nove horas, pelo site oficial da exposição, disponibilizada também no site da instituição. Acompanhe na íntegra e conheça a pintura que representa Santo Antônio com o menino Jesus nos braços, produzida em óleo sobre tela, em 1942, por Portinari. Orações, simpatias e depoimentos sobre os milagres concebidos pelo famoso Santo também estão disponíveis.
Além disso, a agenda do Museu conta também com a ação “Domingo com Arte Virtual”, que apresenta o artista Miguel Angelo, no domingo (13), às 16 horas, pelas redes sociais. Junho é um mês conhecido pelas famosas festas juninas. Na terça-feira (15), a atividade “Família Legal” conta detalhes sobre quadrilhas e músicas típicas deste evento. Será às dez horas, nas redes sociais do equipamento.
O espaço cultural de Brodowski abre de terça-feira a domingo nesta fase do Plano São Paulo, das onze às 16 horas, com 40% da capacidade de ocupação, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. Às segundas-feiras, o espaço é fechado para manutenção e limpeza. Fica na praça Candido Portinari nº 298, no Centro de Brodowski. Informações pelo telefone (16) 3664-4284.
Antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari completou 51 anos em 14 de março. A Capela da Nonna completou 80 anos. As atividades educativas e culturais e o tour virtual estão disponíveis de forma online pelas redes sociais e site oficial da instituição (www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa).
Candido Portinari
Filho de imigrantes italianos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Candido Portinari manifestou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.
Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde pequenos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil.