O Museu Casa da Memória Italiana sedia até 11 de setembro a exposição “Nonni di São Paulo”. As visitas presenciais estão liberadas, mas com agendamento prévio e com respeito às regras do Plano São Paulo. A mostra nasceu por meio de uma série de entrevistas realizadas pelo jornalista Oliviero Pluviano, italiano radicado no Brasil.
O propósito é registrar histórias de vida para compor um mosaico sobre a imigração italiana para as terras brasileiras. A entrada é gratuita. “Nonni di São Paulo” reúne 50 depoimentos de migrantes italianos, além de fotografias, vídeo documentário e trilha sonora. Conheça trajetórias de empresários, artistas, diplomatas, jornalistas e pessoas que contribuíram com a continuidade da cultura italiana no estado de São Paulo.
A exposição está em seu segundo percurso e foi apresentada entre 2020 e 2021 no Museu da Imigração de São Paulo. Este ano, ainda deve ganhar um novo destino no interior paulista. Os avôs de Ribeirão Preto também receberam um espaço de destaque, juntamente com histórias de antepassados conhecidos no estado de São Paulo como Matarazzo, Crespi, Giovannetti, Lunardelli, Dedini e Ometto.
Para conhecer a mostra é necessário agendar data e horário por meio do site da instituição. Seguindo os protocolos e procedimentos exigidos pelo Governo do Estado de São Paulo, a equipe do Museu Casa da Memória Italiana controla o número de visitantes; confere a temperatura; fornece álcool em gel; tapete sanitizante, além de fazer um percurso único, para garantir a segurança do público e da equipe. É obrigatório o uso de máscara.
O Museu Casa da Memória Italiana ficas na rua Tibiriçá nº 776, no Centro de Ribeirão Preto. A exposição pode ser visitada aos sábados, às dez e às onze horas, e às quintas-feiras, a partir das 15 horas, com agendamento prévio por meio do site https://www.casadamemoriaitaliana.com. br/visite/. A entrada é gratuita. O espaço abre de quinta-feira a domingo.