Tribuna Ribeirão
Cultura

Museu celebra os 116 anos de Portinari

RODRIGO MARTINS

Até 31 de dezembro, o Mu­seu Casa de Portinari celebra os 116 anos de nascimento de Candido Portinari (1903- 1962) com uma programação gratuita que inclui instalação interativa, concerto sacro e sa­rau. Durante todo o período, para homenagear o artista, o equipamento cultural convi­dará o público a participar de atividades interativas, como a instalação “O que fazemos juntos, fazemos melhor!”, com bicicletas que utilizam um sis­tema de dínamos que geram músicas e energia para algu­mas alegorias do equipamento cultural.

Neste domingo (15), o es­paço cultural recebe a série “Concertos Sacros: Auto de Natal”. A Camerata Filarmô­nica Invoce e o Coral Eurí­pedes Barsanulfo, de Batatais, entoarão canções natalinas e também relembrarão a at­mosfera musical sempre pre­sente na casa de Portinari, já que o senhor Batista Portina­ri, pai do pintor, era músico da banda que se apresentava com sua tuba no coreto municipal.

Outra atração será o “Sarau Musical: Cantigas de Minha Terra”, que traz como temática a homenagem a grandes ar­tistas, compositores e influen­ciadores do gênero musical sertanejo. O espetáculo será na sexta-feira, dia 27, e é um con­vite a uma viagem pela música dos grandes ícones do sertane­jo que cantaram a vida no inte­rior promissor, simples, pacato e cheio de sentimento.

Este cenário comprovada­mente inspirou as melhores obras de Candido Portinari e que acompanha, desde o início do século passado, a expansão do segmento musical sertanejo no Brasil. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao pú­blico. Mais informações pelo telefone (16) 3664-4284 ou pelo site www.museucasade­portinari.org.br.

O museu é uma institui­ção da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do gover­no de São Paulo, administra­da pela Associação Cultural Portinari de Apoio ao Museu Casa de Portinari (Acam Por­tinari). Fica na praça Candi­do Portinari s/n°, no Centro de Brodowski.

O museu
Antiga residência de Candido Portinari, em Bro­dowski, o Museu Casa de Portinari representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. Abriga objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, sendo que alguns cômodos perma­necem com suas funções ori­ginais e outros foram adapta­dos para salas de exposições.

Capela da Nonna
Candido Portinari man­dou construir, em 1940, uma capela ao lado da casa da avó Pelegrina, que por conta da idade e problemas de saúde não conseguia se locomover até a igreja para orar. Nas pare­des estão os santos prediletos da avó, retratados pelo artista com a fisionomia de amigos e parentes. A obra terminou em 1941. A Capela da Nonna é um dos principais espaços do Museu Casa de Portinari.

No espaço estão São Fran­cisco de Assis, Santa Luzia, São Pedro, São João Batista, a Sagrada Família, entre outras figuras sacras admiradas pela família. As imagens dos san­tos têm as formas de parentes e amigos de Portinari, uma tradição presente na pintura do século XV retomada pelo pintor, principalmente entre artistas flamengos e italianos.

Candido Portinari
Filho de imigrantes italia­nos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Can­dido Portinari manifestou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pin­tou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organiza­ção das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.

Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde peque­nos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil.

Postagens relacionadas

Modelo publica carta aberta com ataques racistas que recebeu após participar de concurso em SP

William Teodoro

Brad Pitt e Angelina Jolie finalizam processo de divórcio 7 anos após separação, diz site

William Teodoro

Grupo vai repetir a dose em bar de RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com