Para dar início à programação, nesta terça-feira, 6 de abril, acontece nas redes sociais da instituição uma palestra sobre saúde mental, que faz parte do projeto Cultura e Saúde em Libras, realizada ao longo do mês. Tem como objetivo oferecer acesso a informações relevantes sobre questões atuais direcionadas à comunidade surda e interessados em geral.
Raissa Siqueira Tostes, palestrante convidada, é psicóloga surda, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Para desenvolvimento da ação inclusiva será oferecida tradução simultânea de linguagem brasileira de sinais (Libras) para o português.
Além disso, na quinta feira (8), começa a ação Mostra de Vídeos – Museu em Libras, a fim de apresentar ao público os sinais que representam a instituição e o seu acervo, e que foram desenvolvidos nas oficinas de Libras realizadas virtualmente entre fevereiro a março.
Parte do conhecimento compartilhado estará disponível por meio das plataformas digitais do museu. Na sexta-feira (9), para comemorar o Dia Nacional do Livro, acontecerá a estreia da mostra virtual Biblioteca no Museu, com exibição da prática do trabalho na biblioteca da instituição, além da exposição dos livros em diversos espaços do estabelecimento.
Todos os projetos terão continuidade na programação ao longo do mês, e em cada data, uma temática diferenciada será apresentada. Basta acompanhar as mídias sociais @casadamemoriaitaliana e site https://www.casadamemoriaitaliana.com.br e ficar por dentro de toda novidade.
Tour virtual mediado
Pensando em oferecer alternativas de visitação em grupo, no período de distanciamento físico, o Museu Casa da Memória Italiana planeja visitas virtuais mediadas. Escolas e grupos que tenham interesse em realizar a atividade pedagógica podem entrar em contato pelo whatsApp (16) 99760-9946) ou e-mail (contato@casadamemoriaitaliana.com.br) para o agendamento da apresentação da proposta.