Tribuna Ribeirão
Esportes

Mundial de Futebol de Areia começa nesta quinta e terá Brasil na busca pelo hexa

Por Danielle Bellini

O Mundial de Futebol de Areia começa nesta quinta-feira, em Assunção, no Paraguai, e vai até o dia 1.º de dezembro. O torneio conta com 16 seleções, divididas em quatro grupos. A seleção brasileira buscará o hexacampeonato da competição, que é realizado sob a chancela da Fifa.

O Brasil, atual campeão do mundo da modalidade, está no Grupo D e fará sua estreia na sexta-feira contra Omã. No domingo, o duelo será contra Portugal e, para fechar a primeira fase, enfrentará a Nigéria no dia 26. Os dois melhores de cada chave disputarão as quartas de final, no dia 28. Os classificados para as semifinais jogam no dia 30 de novembro e a grande final será realizada em 1.º de dezembro.

O Mundial de Futebol de Areia volta a ser disputado na América do Sul, depois de a última edição, em 2017, ter sido realizada nas Bahamas. Entre 1995 e 2004, antes de o campeonato ser organizado pela Fifa, o Brasil sempre foi o país-sede. O País também recebeu o evento quando a entidade passou a chancelar a modalidade, em 2005, e continuou até 2007. Depois outros países sediaram o evento: França (2008), Dubai (2009), Itália (2011), Taiti (2013), Portugal (2015) e Bahamas (2017).

Após a edição no Paraguai, a Rússia receberá o Mundial de Futebol de Areia em 2021. O país – junto com Brasil, Portugal e Itália – é um dos favoritos na disputa pelo título. Bicampeões, os russos venceram o Brasil na final de 2011 e a Espanha na decisão de 2013.

Destaque da seleção brasileira, o atacante Rodrigo – finalista na escolha de melhor jogador do mundo e escolhido para a seleção com os cinco maiores jogadores do ano – disputou competições russas pelo BSC Kristall. O jogador foi artilheiro da Copa da Rússia, com dez gols.

“Muitas equipes evoluíram nos últimos tempos. Será um campeonato muito disputado. Portugal e Rússia são adversários de tradição e que sempre mostram um belo futebol. Mas estamos preparados para enfrentar todas as equipes da mesma forma, dando nosso melhor, em busca do hexa para o Brasil”, disse Rodrigo.

Outro destaque da equipe brasileira é o goleiro Mão, atleta que mais disputou jogos em Mundiais. Foram 46 partidas e o jogador poderá atingir a marca de 50 duelos na competição. “Alegria demais em chegar nessa marca. Mas, acima de tudo em defender a seleção mais uma vez. Estou super feliz e extremamente motivado para disputar essa Copa do Mundo, que será a minha décima. O grupo está muito focado em fazer uma grande competição”, diz Mão

DESAFIO DE MANTER HEGEMONIA – O Brasil tem nove títulos do Mundial antes da chancela Fifa e cinco após a entrada da entidade na modalidade. Um dos líderes do time ao lado do goleiro Mão, o defensor Bruno Xavier confia que será possível manter a hegemonia na modalidade com mais um troféu de campeão. “Sabemos da nossa responsabilidade, pois só de vestir essa camisa e representar o nosso país, já é nosso maior desafio. Claro que estamos preparados para defender o título e vamos juntos com a nação brasileira”, disse.

O técnico do time brasileiro, Gilberto Costa, foi eleito o melhor treinador em premiação realizada no dia 9 pela Beach Soccer World Wide. Desde 2016 no comando da seleção, o carioca venceu 93 dos 94 jogos disputados. A única derrota foi para a seleção russa na Copa Intercontinental de Dubai, em 2018. Foram 17 competições disputadas e 16 títulos conquistados.

Gilberto destaca a reta final da preparação da seleção para a disputa do Mundial. “Foco nos três primeiros jogos: Omã, Portugal e Nigéria. E, como estamos há quatro anos juntos, iremos apresentar novos posicionamentos e jogadas de bola parada A equipe tem total consciência que os resultados obtidos nos últimos anos não garantem uma nova conquista. Então, estaremos prontos para todas as dificuldades.”

O Brasil disputará este Mundial contando com os goleiros Mão e Rafa Padilha; com os defensores Antonio, Bruno Xavier, Catarino, Filipe e Rafinha Amorim; e com os atacantes Bokinha, Datinha, Lucão, Mauricinho e Rodrigo.

Confira as chaves e os participantes do Mundial de Futebol de Areia:

Grupo A – Paraguai, Japão, Suíça e EUA

Grupo B – Uruguai, México, Itália e Taiti

Grupo C – Bielo-Rússia, Emirados Árabes, Senegal e Rússia

Grupo D – Brasil, Omã, Portugal e Nigéria

Postagens relacionadas

Corinthians pede para torcida respeitar protocolos em estádio para evitar punição

William Teodoro

Botafogo tenta quebrar retrospecto negativo em estreias no Paulistão

William Teodoro

Definidos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil 2019

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com