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Multas nas estradas crescem 74,33%

FOTOS: ALFREDO RISK

Adalberto Luque

A retomada das ativida­des após o fim das restrições por conta da pandemia da covid-19 trouxe boas notí­cias, até mesmo para a área de saúde pública. E a informação foi divulgada após apuração feita pela Polícia Militar Ro­doviária (PMRv) na região de Ribeirão Preto, Franca e Orlândia: caiu o número de mortos e feridos graves nas estradas da região em 2022. O número de multas aplicadas cresceu 74,33%. No ano pas­sado, 62.822 motoristas foram multados por algum tipo de infração, enquanto, que em 2021 a PMRv registrou 36.036 autuações. A maior parte dos motoristas multados foi por embriaguez ao volante.

Menos mortos e feridos graves e 74,33% mais multas

Os dados foram apresenta­dos pelo comandante da PMRv da área, Capitão Túlio Cesar Vancim de Azevedo, em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (11), em Ribeirão Preto. São estatísticas da 4ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária.

De acordo com os índices, as estradas da região registra­ram 22,22% menos acidentes fatais e redução de 7,19% nas vítimas graves. A informação foi divulgada pela PMRv, ao lado de técnicos do Departa­mento de Estradas de Roda­gem (DER) e representantes das concessionárias Entrevias e Arteris ViaPaulista.

São dados obtidos em 1.560 km de rodovias nas re­giões de Ribeirão Preto, Franca e Orlândia, em uma área que corta 43 municípios. O capitão Vancim destacou que a prin­cipal preocupação da PMRv sempre foi diminuir o núme­ro de mortes, que apresentava crescimento a cada ano.

Em 2021, 126 pessoas per­deram a vida nas estradas da região. Esse número caiu para 98 em 2022. As vítimas com ferimentos graves também foram menores. Em 2021 fo­ram 306 feridos graves nos acidentes. Em 2022, 284 pes­soas tiveram ferimentos com maior gravidade.

Motocicletas
A importância dos resul­tados obtidos não ficou res­trita somente a automóveis, ônibus e caminhões. Nos acidentes com motocicletas, em que são registradas mor­tes em boa parte dos casos, houve a maior redução nos índices apurados pela PMRv.

Em 2021, os acidentes fatais com motos chegaram a 42. Já em 2022, as mortes recuaram, ficando em 17 casos. Uma re­dução de 59,52%.

O número de pedestres mortos ao tentar atravessar uma rodovia na região se­guiu a tendência e foi menor. Em 2021, foram 21 mortos ao atravessar uma rodovia na região. Já em 2022, elas foram 14. O número de atro­pelamentos poderia ser ainda menor. Durante a coletiva, capitão Vancim observou que muitos morreram em locais próximos a passarelas.

Fiscalização e multas
O comandante da Polícia Rodoviária na região destacou que o resultado ocorreu por­que houve aumento na fisca­lização. E, consequentemente, mais motoristas foram autua­dos por infrações de trânsito.

O número de multas apli­cadas cresceu 74,33%. No ano passado, 62.822 motoristas foram multados por algum tipo de infração, enquanto, que em 2021 a PMRv regis­trou 36.036 autuações.

A maior parte dos moto­ristas multados foi por em­briaguez ao volante. Em testes passivos, aqueles em que os motoristas abordados concor­dam em assoprar o bafômetro ou etilômetro, o aumento das multas foi de 71,48%. Foram 19.996 motoristas multados em 2021 e 32.290 motoristas multados em 2022.

Em 2021 as vítimas em acidentes fatais somaram 126 e, no ano passado 98, uma redução de 22,22%

Outro índice significativo ocorreu com motoristas que se recusaram a ser submetidos ao teste passivo. Os motoristas que não aceitaram assoprar o bafômetro foram 58,10% a mais que no ano anterior. Eles receberam infrações adminis­trativas. Motocicletas que tra­fegavam com algum tipo de irregularidade, veículos que fi­zeram ultrapassagem em local proibido, excesso de velocida­de e uso de celular ao volante são tipos de infração que com­pletam o grupo das mais apli­cadas nas rodovias da região.

Justamente por esse mo­tivo, as operações próximas a feriados e datas comemorati­vas, campanhas de conscienti­zação e trabalho rotineiro são voltadas a estas questões. Os principais alvos são os casos de embriaguez ao volante, desres­peito aos limites de velocidade das rodovias e uso indevido de smartphone ao volante. Moto­ristas flagrados são multados. Também são feitas orientações sobre cuidados aos pedestres e ciclistas em locais de risco, so­bretudo no período noturno, onde há maior risco de atrope­lamentos.

Parceiras
Capitão Vancim atribuiu o sucesso no trabalho de re­dução de mortos e feridos com gravidade nas estradas da região às parcerias entre a PMRv, as concessionárias Ar­teris ViaPaulista e Entrevias e o DER, que administra as es­tradas paulistas.

Segundo a gerente de ope­rações da Arteris ViaPaulista, Ana Caetano, a concessionária disponibiliza nas rodovias por ela administradas 21 ambulân­cias básicas e duas avançadas, 19 guinchos, dos quais 12 leves e sete pesados, 15 veículos de inspeções de tráfego, duas via­turas de apreensão de animais e dois caminhões-pipa.

Além disso são 20 postos de Serviço de Auxílio aos Usuários, conectividade na rodovia e um app para inte­ração. E 300 câmeras de mo­nitoramento distribuídas ao longo de todas as rodovias, com 100% de cobertura.

Ana Caetano: foco nos usuáriosdas rodovias

“A conservação e a manu­tenção da via, as melhorias na sinalização viária e as campa­nhas de orientação com foco nos usuários das rodovias, como pedestres, motociclistas, caminhoneiros e outros moto­ristas, realizadas em conjunto com a Polícia Militar Rodoviá­ria, foram ações que contribu­íram para os resultados apre­sentados. Neste ano de 2023, prosseguimos com este impor­tante trabalho, e reforçamos a importância do respeito às leis de trânsito por todos para a prevenção de acidentes e a pre­servação da vida”, explica Ana.

A Entrevias, por sua vez, implantou em 2022 mais 32 radares fixos de controle de velocidade no trecho norte e nove radares fixos de con­trole de velocidade no trecho sul, totalizando 41 novos ra­dares em operação.

Além disso, as ações e cam­panhas desenvolvidas pela Entrevias foram direcionadas aos mais diferentes perfis de usuários, como caminhonei­ros, motociclistas, motoristas em geral, pedestres e ciclistas que compõem as diretrizes do Programa de Redução de Aci­dentes (PRA).

“A segurança nas rodoviasé uma soma de fatores”, dizBaracho

Soma-se a isso o investi­mento constante em infraes­trutura viária, com a manuten­ção diária da rodovia, além do monitoramento por mais de 300 câmeras 24 horas por dia, aumentando a segurança dos motoristas e garantindo a agi­lidade no atendimento. Jorge Baracho, gerente de Opera­ções da Entrevias, cita ações desenvolvidas pela empresa, tanto aquelas com foco em prevenção, como as palestras e a distribuição de folhetos, como também a atuação ope­racional nas estradas.

“A segurança nas rodovias é uma soma de fatores. Além da segurança viária proporcio­nada pela infraestrutura da ro­dovia, prestação de serviço aos usuários e investimentos em tecnologia e outros serviços, o motorista precisa estar atento e fazer a parte dele, ser prudente. Os dados positivos demons­tram que a união de esforços entre polícia e concessionária resultam em rodovias mais se­guras”, concluiu Baracho.

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