Tribuna Ribeirão
Cultura

Mulheres do circo no Armazém Baixada

O Armazém Baixada será palco do projeto “Circo de Quinta” realizado pela Casa das Artes. Nas próximas quin­tas-feiras, 10 e 17 de maio, o espaço receberá o espetáculo “CabarElas”, que em março foi apresentado com grande sucesso no calçadão de Ribei­rão Preto, levando o público às gargalhadas. A apresenta­ção é uma intervenção com números de circo ao estilo cabaré que reúne malabares, arcos, fogo e palhaçaria. Não há cobrança de ingresso, mas a trupe vai “passar o chapéu” – contribui quem puder.

O evento foi idealizado e concebido pelo coletivo de artistas movimentadoras da arte circense na cidade, que estão levando pelo país espe­táculos, oficinas e rodas de conversas. Suas ações vêm acontecendo nos últimos anos e ganhou potência com a construção do cabaré in­dependente. A intervenção é carregada de comicidade, for­mação de boa parte do cole­tivo, carregado de um bocado de acidez e bufonaria.

Fazem parte do “Cabe­rElas” as irmãs Cola – Thata e Tati Cola (malabaristas) –, Michelle Maria (palhaça Mixirica), Sabryna Murali (malabarista), Amanda Ma­ria (Tyssa, acrobata e palha­ça Paçoca), Clara (palhaça), Ariane Santos (musicista) e Luciana Donegá (palhaça Jirda e musicista). Ainda tem a perua Volkswagen Kombi batizada de Britiny, que serve de cenário, meio de transpor­te, casa e parque de diversões.

O “CabarElas” surge de­vido a escassez de referências femininas para que mulhe­res envolvidas nas atividades circenses aprimorem seus trabalhos, seja por falta de oficinas voltadas especifica­mente às suas pesquisas, seja pela falta de incentivo de seus companheiros ou parceiros de grupo.

Além disso, a ideia é am­pliar a discussão de gêne­ro dentro da arte circense, pensando o lugar da mulher como protagonista da cena e dar visibilidade a grupos que trabalham essas linguagens dentro e fora do circo. O Ar­mazém Baixada fica na rua Duque de Caxias nº 141, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. O espetáculo começa às 20 horas.

Postagens relacionadas

Manifesto e textos de Mário e Oswald inspiram do Cinema Novo à Tropicália

William Teodoro

Iphan lança portal digital de bens culturais imateriais

William Teodoro

Exposição ressalta o dia a dia dos negros

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com