Por: Adalberto Luque
Familiares de uma idosa que estava internada na Santa Casa de Ribeirão Preto só souberam de sua morte quando vieram de Pontal, região metropolitana, para visitá-la, neste domingo (1º). Ao chegarem ao hospital, foram informados de que Neide Basso de Oliveira, de 81 anos, havia falecido na véspera.
Enquanto isso, em Cravinhos, também região metropolitana de Ribeirão Preto, familiares e amigos velavam o corpo de Neide Basso acreditando ser de Neide Rossi Benzi. Eles foram informados pela Santa Casa no sábado (30), da morte da mulher, de 73 anos e, durante o velório, abalados pela perda, não perceberam o erro.
Foi uma amiga da família quem alertou. Após apurar o que teria havido, concluiu-se que funcionários da Santa Casa teriam trocado os nomes. Neide Rossi, de Cravinhos continua internada para tratar de uma pneumonia. Já Neide Basso, de Pontal, foi quem morreu por causa de uma infecção de urina, mas foi velada em Cravinhos como sendo a outra mulher.
Neide Basso foi velada e sepultada nesta segunda-feira (2) em Pontal. As duas famílias envolvidas na troca registraram o caso na Polícia Civil. A troca será investigada. A Santa Casa se manifestou através de nota, publicada na íntegra.
“A Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto lamenta profundamente a perda e presta sua solidariedade aos familiares. A instituição reforça seu compromisso e se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos à família, oferecendo todo o acolhimento necessário, suporte e assistência. Além disso, informa que uma análise interna detalhada foi iniciada para a apuração dos fatos.”