Tribuna Ribeirão
Artigos

Muitos desafios vencidos 

Duarte Nogueira* 

“Com licença. Inicio com esta fala de hoje a ocupar este espaço gentilmente cedido por este jornal. Aqui falarei de minha gestão à frente da Prefeitura, iniciada no dia 1º de janeiro último e de outros assuntos de interesse comum.” 

O texto acima foi o primeiro parágrafo do meu artigo número 1, como prefeito empossado, publicado neste espaço gentilmente cedido por este Tribuna de Ribeirão Preto, no dia 5 de janeiro de 2017, meu quarto dia útil de gestão. Iniciamos ali um período que ficou marcado pela superação de muitos desafios, vencidos paulatinamente ao longo de oito anos de dedicação de uma equipe aguerrida e motivada a fazer o melhor. 

E neste espaço encontramos guarida para divulgar os nossos feitos, não como mérito exclusivo do prefeito, autor do texto, mas de todo o governo. De lá para cá, foram quase 400 artigos publicados semanalmente, sempre na quinta-feira, com algumas exceções, provocadas por feriados comemorados no dia anterior. 

Por aqui tratamos de muitos assuntos relativos à vida da cidade. Falamos de educação, saúde, esportes, mobilidade urbana, cultura e até opinamos sobre assuntos nacionais que mereceram melhor atenção. Comentamos sobre política e eleições, sobre vitórias e derrotas que fazem parte natural da vida. Cuidamos também de reforçar divulgações que foram tratadas pelos veículos de comunicação. E fizemos apelos para pedir ajuda da população em determinados assuntos. 

Inicialmente cobramos muito dos habitantes a limpeza de seus quintais e terrenos para combatermos o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Por mais de uma vez pedimos por aqui a colaboração, porque sempre houve risco de crescimento de criadouros e, logo, do número de infectados. Quando veio a pandemia de covid-19, este espaço revestiu-se de importância ainda maior. 

Sim, porque foi por aqui que reafirmamos informações indispensáveis para a redução da transmissão da doença. E explicamos as considerações de técnicos que tinham nas mãos os dados para mostrar quais caminhos deveríamos tomar naquele momento em que o mundo estava perdido diante de uma crise sanitária grave e com uma avalanche de informações todos os dias. E, claro, defendemos as posições indicadas pela ciência. 

Se utilizamos o espaço para informar, alertar, pedir, apelar, também não deixamos passar a oportunidade de celebrar as muitas conquistas que a cidade teve com nossas ações na gestão pública. Por várias vezes divulgamos avanços obtidos, com destaque para assuntos mais relevantes, como o Programa Ribeirão Mobilidade, a construção do AME e de unidades de saúde, edificação de prédios escolares e a aprovação do Instituto Federal para nossa Ribeirão Preto. 

Aproveitamos também para opinar a respeito de assuntos sobre os quais temos conhecimento e para defender ações democráticas em todos os níveis de governo, com o indispensável respeito às opiniões divergentes. Enfim, por todo este tempo buscamos utilizar o espaço cedido de forma plural, que nos permitisse mostrar o que pensamos e fazemos na gestão pública. 

Este último texto, que escrevo já como ex-prefeito, uma vez que a transmissão de cargo ocorreu na última quarta-feira, dia 1º, tem como principal objetivo agradecer a você, leitor, por nos acompanhar por tanto tempo. E também dizer nosso muito obrigado à direção deste Jornal, na pessoa dos seus diretores Eduardo Ferrari Batista de Santana e Francisco Jorge Rosa Filho, além de cumprimentar o editor Hilton Hartmann por seu trabalho diário. Segue ainda o nosso desejo de nos encontrarmos em breve, assim como os votos de um 2025 repleto de prosperidade. 

 

* Ex-prefeito de Ribeirão Preto   

Postagens relacionadas

A escada

William Teodoro

Revisão da Vida Toda ganha novo fôlego com reviravolta  

Redação 2

Os novos ditadores

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com