Duarte Nogueira *
[email protected]
Como anunciamos na semana passada, a Prefeitura de Ribeirão Preto pagará a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores já no próximo dia 1º de novembro, com antecipação de 50 dias, uma vez que a segunda parcela pode ser paga até o dia 20 de dezembro. É uma medida que já adotamos anteriormente, ao pagar a primeira parcela antecipadamente em maio. Com a antecipação, os servidores podem adquirir antes os produtos que desejam para as festas de final de ano e até conseguir melhores preços, quando as vendas de final de ano estão apenas se iniciando.
Essa é uma forma de reconhecer o trabalho dos servidores públicos, especialmente em um contexto de boa gestão fiscal e investimentos na cidade, o que demonstra boa saúde financeira e econômica dos cofres públicos. É assim também que mostramos que é possível manter as finanças em ordem e saldar compromissos até de forma antecipada. Muito distante do que ocorria em 2016, quando parte do 13º salário e salários de dezembro – assim como encargos e obrigações – tiveram que passar de um exercício para outro, com quitação em 2017, no início de nossa primeira gestão.
Com a antecipação, reconhecemos o trabalho e o esforço de todo o nosso funcionalismo em manter nossa cidade organizada, com boa gestão, com dedicação, com equilíbrio fiscal, com contas em ordem, com bons serviços prestados aos cidadãos e com investimentos em todas as regiões da cidade. Isso é fruto do trabalho de uma grande equipe, de todos aqueles que servem Ribeirão Preto todos os dias para que nossa população obtenha as melhores respostas quando precisam dos serviços públicos municipais.
Atualmente, temos quase 10 mil servidores ativos e 6,8 mil beneficiários do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM), sendo 5.292 aposentados e 1.505 pensionistas. Todos terão a segunda parcela do 13º antecipada para o dia 1º de novembro. A notícia é boa não apenas para os servidores, mas também para o comércio e o setor de serviços de nossa cidade, que receberão parte destes recursos por meio da venda de produtos e serviços. Estimulamos a circulação de recursos e o desenvolvimento da economia, assim como a melhora da liquidez das empresas.
Mas muito além da melhoria do ambiente econômico com a antecipação, nossa administração demonstra respeito aos servidores públicos. Porque são eles os responsáveis por representar nosso município aos cidadãos de nossa cidade. São eles que estão na porta de entrada dos serviços públicos, onde a demanda começa. Por isso temos buscado atender as reivindicações destes homens e mulheres que estão todos os dias levando o melhor de si para termos uma cidade melhor e mais acolhedora.
Tenho orgulho de, junto com uma equipe afinada e comprometida com a administração pública, ter levado a situação financeira da prefeitura a um patamar infinitamente melhor do que aquele encontrado no início de nosso primeiro mandato. Tudo devidamente reconhecido por instituições qualificadas e sem deixar de investir em obras e equipamentos para nossa cidade. Conseguimos conquistar o equilíbrio das contas sem reduzir os serviços prestados. Pelo contrário, ampliamos nossos atendimentos em todos os setores.
O melhor de tudo isso é que chegamos até esses resultados com austeridade, boas licitações e contratações com os melhores preços do mercado. Sem aumentar impostos e sem penalizar quem quer que seja. E deixaremos para o nosso sucessor uma prefeitura com as contas em dia e condições plenas para uma gestão também eficiente. Esperamos firmemente que não ocorram retrocessos.
* Prefeito de Ribeirão Preto