A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) alterou a programação e decidiu manter a avenida Fábio Barreto, na região da Baixada, totalmente interditada durante o dia. A reguladora do tráfego na cidade havia informado que, por causa das obras de substituição da tubulação da rede de esgoto, uma faixa da pista bairro-Centro seria liberada a partir desta segunda-feira, 13 de agosto, o que não aconteceu.
A pista só foi liberada às 17 horas. Segundo a prefeitura, a complexidade na substituição da tubulação de esgoto impediu a liberação. Até quinta-feira (16), quando as obras neste trecho devem estar concluídas, a avenida Fábio Barreto só terá uma faixa liberada, das cinco da tarde às seis horas da manhã do dia seguinte. O motorista que passa pela área fora desse período deve ficar atento.
Já a partir de quinta-feira a ponte de ligação da rua Alagoas com a Castro Alves será fechada para travessia de veículos, que deverão fazer todo o contorno na rotatória Amin Calil para retornar às avenidas Fábio Barreto e Jerônimo Gonçalves. A interrupção será necessária para a substituição dos interceptores de esgoto no ribeirão Preto. Serão substituídos os tbos da avenida Fábio Barreto, pista Centro–bairro, e da Jerônimo Gonçalves na pista sentido Vila Virgínia até a rua Guatapará.
A previsão é que as obras em toda esta extensão destas avenidas terminem em cinco meses. A previsão estabelecida em contrato, entretanto, é de sete meses de duração, o que significa que até 2019 os motoristas que passam por estas avenidas devem ficar atentos às mudanças de rotas programadas pela Transerp. Segundo o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), embora a troca da tubulação esteja programada para ser feita por etapas, os motoristas que trafegam pelo local devem mudar a rota.
No total, as intervenções irão substituir 1,6 quilômetros de interceptores de 800 milímetros para mil milímetros, ou seja, um metro de diâmetro, com o objetivo de ampliar a vazão e evitar sobrecarga futura e possíveis extravasamentos. O custo das obras é de R$ 4,32 milhões e beneficiará uma população de 93.850 habitantes, dos bairros Vila Tibério, Vila Virgínia, Jardim Jamaica, Vila Afonso XVI, Jardim D’elboux e adjacências. As intervenções devem acabar em cinco meses.
Mudança na Fábio Barreto
Sentido avenidas Dom Pedro I e Costa e Silva para a região Central – Os condutores poderão utilizar a avenida Marechal Costa e Silva e realizar o retorno antes da rotatória Amin Calil, seguir pela rua Silveira Martins, entrar à direita na rua Capitão Salomão e seguir até avenida da Saudade, virando à direita até a região Central.
Sentido avenidas Dom Pedro I e Costa e Silva para a avenida Jerônimo Gonçalves – Os condutores poderão seguir pela rotatória Amin Calil, virar à direita na rua Rodrigues Alves, à direita na rua Joaquim Nabuco, à esquerda na rua Conselheiro Dantas e à esquerda na rua Martinico Prado. Ou ainda, vindo da avenida Costa e Silva, poderá entrar na Via Francisco Maggioni, entrar à esquerda na rua Barão de Cotegipe e novamente à esquerda na rua Martinico Prado.
Sentido Via Norte para região Central e avenida Jerônimo Gonçalves – Os condutores que vêm da Via Norte deverão virar à direita na Barão de Cotegipe e entrar à esquerda na rua Martinico Prado.