O novo técnico do Botafogo, Roberto Cavalo, deverá comandar na manhã desta terça-feira (18) o primeiro treino da equipe, a partir das 9 horas da manhã, com portões fechados à imprensa e aos torcedores. Cavalo chega para substituir Léo Condé, demitido na sexta-feira (15), ainda no estádio Moisés Lucarelli, após derrota em Campinas para o Red Bull, por 3 a 1.
Segundo o presidente do Pantera, Gerson Engrácia, o contrato com Roberto Cavalo será assinado ainda nesta terça-feira, após os acertos de detalhes contratuais. O treinador era esperado na tarde desta segunda-feira em Ribeirão Preto, mas isso não aconteceu por dificuldades de conexões aéreas. “Ele estava distante da cidade onde mora no Rio Grande do Sul, mas estará aqui nesta manhã,” garantiu Engrácia.
A escolha do nome de Roberto Cavalo foi feita após o Botafogo buscar outros treinadores no mercado, porém sem acertar com nenhum deles. O primeiro foi Argel Fux, que havia saído do Coritiba, sem sucesso. Na sequência, se buscou por Gilson Kleina, que não pôde acertar com o Pantera por causa de um curso de qualificação que faz na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que necessitaria de mais 15 dias para assumir o cargo.
Adilson Batista também foi sondando, o mesmo acontecendo com Milton Mendes, que esteve no futebol português, precisaria de pelo menos três dias para assumir e que acabou contratado pelo Coritiba. “Trouxemos o Cavalo porque ele conhece bem o futebol paulista, esteve por três temporadas no Oeste e de lá saiu por questões contratuais,” afirmou Gerson Engrácia.
Gerson Engrácia disse ao Tribuna que o técnico Roberto Cavalo deverá treinar o time do Botafogo nesta terça-feira. Segundo o dirigente, o contrato será assinado assim que o novo comandante do Pantera chegar à cidade.
Roberto Cavalo, ou Roberto Fernando Schneiger, já ocupou a função de técnico por 33 vezes, algumas delas pelos mesmos times, como Avaí-SC (quatro) e Oeste-SP (quatro). Pela primeira vez ele irá comandar o Botafogo. Ele subiu o Oeste para a Série A1 do Paulista em 2018, e chegou na 16ª colocação da Série B com o mesmo clube no ano passado, livrando-o do rebaixamento.
Fora da zona de rebaixamento
Com a vitória do Oeste sobre o São Bento, por 1 a 0, nesta segunda-feira (18), o Botafogo permaneceu fora da zona de rebaixamento. Com quatro pontos ganhos, a mesma pontuação do São Caetano, mas com maior número e vitória e melhor saldo de gols, o Pantera segue na 14ª colocação. O São Bento é o 16º, com três pontos ganhos.
O próximo compromisso do Botafogo será no domingo, contra o Corinthians, às 19 horas, no Santa Cruz.