Tribuna Ribeirão
Geral

MS vai liberar 6 mi de testes de covid

ALFREDO RISK

Na última quinta-feira, 6 de janeiro, o Ministério da Saúde se comprometeu com a distri­buição aos municípios de mais de seis milhões de testes contra a covid-19 do tipo antígeno, de um total de 30 milhões previstos até o fim do mês.

A distribuição foi confirma­da pelo secretário executivo do Ministério de Saúde, Rodrigo Cruz, em encontro com o pre­sidente do Consórcio Conectar, Gean Loureiro (DEM), prefeito de Florianópolis (SC). A inicia­tiva da pasta responde a ofício encaminhado pelo grupo na quarta-feira (5).

O Conectar pede reforço na estrutura de testagem em todo o país, apoio ambulatorial e com medicamentos antigripais. O Ministério da Saúde afirma que o compromisso assumido será efetivado por um contrato já vi­gente com a F undação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na tentativa de conter a ampliação dos quadros gripais e de doenças respirató­rias entre a população.

“Os testes serão distribuídos a partir de segunda-feira, garan­tindo a identificação, isolamen­to e monitoramento de casos. São essas as medidas capazes de impedir o crescimento da taxa de transmissão”, comenta o pre­feito catarinense Gean Loureiro.

O prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB), de Ribeirão Preto, é vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional no biênio 2021 a 2023 pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A cidade também faz parte do Consórcio Conectar.

Gripe
Outra solicitação feita em ofício pelo Conectar foi de refor­ço nos estoques de medicamen­tos como os antigripais, dada a alta demanda apresentada na rede assistencial dos municípios consorciados. A distribuição dos medicamentos também será providenciada pelo Ministério da Saúde nos próximos dias, viabilizados por contrato com o Laboratório BioManguinhos, do Rio de Janeiro.

O ministério também deve atualizar nos próximas dias a orientação para isolamento de pacientes, de acordo com uma reavaliação técnica também dis­cutida com o Conectar na noite desta quinta-feira. Novos estu­dos indicam a diminuição do prazo de isolamento para pes­soas assintomáticas, que passará para 5 dias, já as com sintomas, serão atualizadas para sete dias.

Liderado pela Frente Na­cional de Prefeitos, o Consórcio Conectar é uma mobilização inédita que propõe soluções ino­vadoras para a gestão da saúde. Congrega mais de duas mil ci­dades de todo o país e representa os interesses de mais de 150 mi­lhões de brasileiros, consolidan­do-se como o maior consórcio público de saúde do país.

Fundamentado na lei núme­ro 11.107/2005, é instrumento executivo para a resolução dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e aposta em estraté­gias que geram economia e oti­mizam os recursos municipais, como a compra coletiva de insu­mos médico-hospitalares, medi­camentos e serviços de saúde.

Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, a Secreta­ria Municipal de Saúde anunciou a reativação do Polo Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimen­to Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulista). Co­vid-19 e síndrome gripal geraram aumento de 56% na procura por postos. A cidade tem sete casos e transmissão comunitária da variante Ômicron, além de seis ocorrências e circulação do vírus H3N2 da gripe influenza.

Hospital das Clínicas
Por causa do aumento de casos de covid-19 e síndrome gripal, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universida­de de São Paulo (HCFMRP/ USP) decidiu suspender as visitas a pacientes internados a partir deste sábado (8). A medida vale para as unidades Campus (Vila Monte Alegre) e de Emergência (Centro).

Postagens relacionadas

‘Comida di Buteco’ acontece em abril  

William Teodoro

Avião faz pouso forçado em São João da Boa Vista

Redação 2

Descuido em dados coletados pode gerar multa de até R$ 50mi

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com