O Ministério da Saúde vai prorrogar por mais 30 dias a ajuda de custos para a manutenção de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) dada a estados e municípios. Em nota, a pasta informa que a prorrogação abrange o custeio para 14.254 mil leitos de UTI covid-19 adulto e pediátrico. O apoio terminaria no dia 31 de janeiro.
A prorrogação das UTIs é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O país vem registrando aumento de pessoas contaminadas pela covid-19, em especial pelo crescimento do número de doentes infectados pela variante Ômicron.
Em documento oficial, os deputados Rafael Silva (estadual) e Ricardo Silva (federal), ambos do PSB, haviam solicitado ao Ministério da Saúde e ao governo de São Paulo que leitos de UTI não fossem fechados. Nesta segunda-feira (24), o ministro Marcelo Queiroga também reafirmou a decisão do governo de prorrogar por mais 30 dias a ajuda de custos para a manutenção de leitos de UTI.