Tribuna Ribeirão
Geral

MS contraindica uso da cloroquina contra a covid

© Reuters / Diego Vara / Direitos Reservados

Após revisão de oito di­retrizes nacionais e interna­cionais para o tratamento da covid-19, um grupo de es­pecialistas coordenado pelo Ministério da Saúde elaborou um documento em que con­traindica cloroquina, hidroxi­cloroquina, azitromicina, iver­mectina, colchicina e outros medicamentos que não têm eficácia comprovada cientifi­camente contra a doença, para pacientes hospitalizados.

O documento foi apresen­tado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Coni­tec) na semana passada e rece­beu parecer favorável. Na segun­da-feira, 17 de maio, foi aberta consulta pública para que o do­cumento receba contribuições nos próximos dez dias. O grupo autor das diretrizes é composto por um painel de especialistas sob coordenação de um depar­tamento do ministério.

O painel inclui médicos de diferentes especialidades, far­macêuticos e representantes da pasta federal, de universidades e de sociedades médicas, entre elas a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a Associação Paulista de Me­dicina (APM) e a Sociedade de Infectologia (SBI). “Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pa­cientes hospitalizados, não de­vendo ser utilizados”, diz

“São eles: hidroxicloroqui­na ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A iver­mectina e a associação de ca­sirivimabe mais imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacien­tes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população”, informa o documento, deno­minado “Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com Covid-19”.

Postagens relacionadas

PMDB possivelmente terá candidato em 2018

Redação 1

Distrital Oeste da Acirp faz 40 anos

Redação 2

Transformação digital em relações de trabalho é acelerada por pandemia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com